segunda-feira, 7 de abril de 2025

Criança com autismo é agredida na escola por professor de capoeira

Caso foi parar na Justiça depois que a escola decidiu suspender o menino agredido

Menino recebe bronca de professor
Menino recebe bronca de professor
Foto: Reprodução/Globo

Uma criança que sofre com o espectro autista foi agredir pelo seu professor. O caso aconteceu em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e foi revelado pelo Fantástico.

De acordo com Joyce Siqueira, mãe do menino, o caso aconteceu no Centro Educacional Meireles Macedo. O responsável pela agressão seria Vitor Barbosa, professor de capoeira do garoto. O caso foi parar na Justiça.

Segundo as imagens mostradas pelo programa e o relato da mãe, o menino estava com dificuldades para fazer um exercício. Na hora, o professor recomendou que ele tentasse com uma bola. O garoto tentou pegar a bola com meninas que estavam na aula, mas elas negaram. O menino, então, chutou a bola e recebeu um tapa na cabeça da outra criança.

Depois de alguns minutos, o menino se irritou com a confusão e chutou a bola novamente. Neste momento, Vitor Barbosa dá uma rasteira no menino e faz com que ele caía, batendo a cabeça no chão.

O menino foi suspenso por dois dias por “desrespeitar o professor e agredir outras crianças”, segundo a escola. A mãe então buscou, na Justiça, o acesso às câmeras.

Em nota, a defesa do professor alegou que ele usou uma técnica de imobilização para impedir novas agressões no caso. A escola informou que o funcionário foi desligado.

“Eu olhei as imagens, quando falei para ele (professor). Vi que você fez com meu filho, você não vai falar nada?”, contou Joyce.

Ela buscou outra escola, mas a criança não se adaptou e começou a estudar em casa. “Passou ter desregulações, batia na cabeça, batia a cabeça na parede. Fiquei mal, tentando minimizar os danos que ele vem sofrendo”, lamentou.

Fonte: Redação Terra