terça-feira, 25 de junho de 2024

Servidores federais da área de meio ambiente iniciam greve

Foto: Divulgação

Começou nesta segunda-feira (24) a greve dos servidores federais da área de meio ambiente. A paralisação deve abranger, até 1° de julho, um total de 21 estados. Destaca-se que hoje as atividades já foram paralisadas na Paraíba, Pará, Acre e Rio Grande do Norte. Os servidores do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA), sediado em Brasília, também iniciaram a greve nesta segunda-feira.

De acordo com a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), o movimento será ampliado por trabalhadores de outros 17 estados, incluindo o Ceará, a partir do início da próxima semana, o que deve levar a uma paralisia quase total dos serviços do setor.

Em 1° de julho param os servidores lotados em GO, RS, RJ, BA, ES, SC, PR, SP, TO, MG, MA, PI, PE, CE, AL e RO. esta marcará, ainda, a adesão dos servidores que atuam em Brasília, mas, que não são lotados do MMA. Pontua-se que a rede de proteção em meio ambiente é composto, além do MMA, pelo Instituto Chico Mendes, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Serviços Florestal Brasileiro.

Em negociação há cerca de seis meses com Ministério de Gestão e Inovação nos Serviços Públicos (MGI), a Ascema afirmou que as tratativas não seguiram como esperado, e que a greve tornou-se necessária. O MGI já havia feito uma proposta que, de acordo com o órgão representativo, foi amplamente rejeitada pela categoria, que tem como principal foco da paralisação a reestruturação da carreira.

FONTE MISÉRIA