terça-feira, 30 de abril de 2024

Casal encontrado morto em carro voltava de viagem pela Argentina e pararam em posto para descansar

Renato Dias de Oliveira e Bianca Alves Francisco de Oliveira haviam parado no posto para descansar antes de ir para cidade onde moravam

Renato Dias de Oliveira e Bianca Alves Francisco de Oliveira foram encontrados mortos dentro de carro
Renato Dias de Oliveira e Bianca Alves Francisco de Oliveira foram encontrados mortos dentro de carroFoto: Reprodução/Facebook

O casal de empresários que foi encontrado morto dentro de um carro em um posto de gasolina na Rodovia Regis Bittencourt, em Cajati, no interior de São Paulo, voltava de uma viagem de 15 dias pela Argentina. Eles havia parado no local para descansar antes de seguir para São Carlos, onde moravam. A informação é do site A Tribuna.

Um amigo de Renato Dias de Oliveira, de 33 anos, e Bianca Alves Francisco de Oliveira, de 28, relatou que ambos eram viajantes. Rafael Maia, de 31, revelou ao site que nesta última viagem, eles haviam passado por várias cidades, e ido até a Patagônia, região que ocupa a Argentina e o Chile. 

A previsão era de que eles voltassem para São Carlos na madrugada de domingo, 28, e pararam no posto de combustível para descansar antes de seguir viagem até a cidade do interior. No entanto, horas depois, eles foram encontrados mortos dentro do veículo. 

Rafael teria dado a notícia aos pais de Bianca. “Eles [pais dela] estavam esperando eles chegarem, e chegamos com essa notícia. Foi um momento muito difícil. Agora nós já conversamos bastante, mas acredito que a ficha ainda não caiu. Estamos suportando naquele modo robótico, fazendo as coisas no automático”, afirmou à reportagem. 

Após a perícia, o corpo de Renato e Bianco foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Registro, onde passou por exame necroscópico. Em seguida, eles foram levados para a cidade onde moravam. O velório dos dois ocorre na manhã desta terça-feira, 30, na Igreja São João Batista. 

"Companheiro, amigo, sobrinho. Se precisasse, estava pronto para ajudar. Foi uma fatalidade que aconteceu e infelizmente a gente tem que juntar forças, pedir a Deus para guiar os caminhos da gente para continuar", afirmou o tio de Rafael, Avelino Francisco de Aguiar à TV Tribuna, afiliada da Rede Globo. 

Relembre o caso

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou ao Terra que policiais militares foram acionados para atender a ocorrência na noite de domingo, 28, e ao chegarem no endereço indicado, encontraram as vítimas em um Hyundai/Tucson. Os agentes tentaram contato com o casal, mas não houve resposta.

Então, os PMs quebraram o vidro traseiro do carro para prestar socorro às vítimas, mas ambos já estavam sem vida. A perícia e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados. O caso foi registrado como morte suspeita na Delegacia de Cajati.

Casal é encontrado morto dentro de carro em um posto de gasolina
Casal é encontrado morto dentro de carro em um posto de gasolina
Foto: Reprodução/TV Tribuna

Segundo informações apuradas pela TV Globo, a Polícia Civil apura a possibilidade de ter ocorrido vazamento de gás no automóvel, já que o ar-condicionado do veículo estava ligado, o que pode ter ocasionado asfixia por inalação de monóxido de carbono. Os empresários eram casados e proprietários de um restaurante em São Carlos. 

Perigos do monóxido de carbovo

Vazamentos de monóxido de carbono costumam ser fatais porque ele não tem cheiro, nem cor. As moléculas desse gás se ligam à hemoglobina, dificultando a circulação e distribuição do oxigênio, o que causa asfixia.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a hemoglobina se liga ao monóxido de carbono cerca de 200 a 300 vezes mais do que ao oxigênio, o que forma a carboxiemoglobina, impede a ligação do oxigênio à hemoglobina e impede nossos órgãos de receberem oxigênio.

Os sintomas iniciais da intoxicação com CO vão desde cansaço, moleza até a sonolência e a sensação de torpor. A pessoa intoxicada pode sentir dores de cabeça, tontura, fraqueza dores abdominais, vômitos, dor no peito e confusão mental.

FONTE TERRA