Foto: Thiago Gaspar/Casa Civil
O Governo do Ceará realizou na manhã desta quarta-feira (6) um mutirão com 700 vagas de emprego destinadas à trabalhadoras e profissionais autônomas do Estado. A iniciativa é em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8 de março, data em que será encerrada as ações em toda a rede do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT)/Sine do Ceará.
“Tem vagas para comércio, serviços e saúde, além de palestras para as que desejam ser autônomas. Também estamos fortalecendo o Ceará Credi Mulher, porque nós sabemos que muitas mulheres têm dificuldade de acesso ao mercado de trabalho formal em razão da jornada dedicada ao trabalho do cuidado. O empreendedorismo é uma porta de saída para a independência econômica das nossas mulheres”, disse a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero.
Vale destacar que as mulheres interessadas podem ir em qualquer Unidade do IDT/Sine, em qualquer dia, com a sua documentação completa, para o encaminhamento às oportunidades de emprego.
Além da seletiva para ocupações e setores, houve oferta de serviços nas áreas da beleza, saúde, bem como encaminhamento para qualificação e a palestra de orientação para atuarem como trabalhadoras autônomas.
O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, afirmou que a proposta é sensibilizar as organizações a respeito da diminuição da discriminação que ocorre no mercado de trabalho formal, tendo em vista que, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apenas 38% das novas vagas de emprego de 2023 foram para mulheres.
De acordo com a Casa Civil, dados da esquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) apontam que a taxa de desemprego das mulheres foi de 10,5% no quarto trimestre de 2023, enquanto a dos homens foi de 8,7%.