Alongamentos e fortalecimentos musculares podem ajudar a curar a condição
Sabe aquela dor no pescoço que não passa por nada? Às vezes o incômodo é tamanho, que atrapalha até as tarefas mais simples do dia. Chegar à raiz do problema nem sempre é fácil, uma vez que, dependendo da situação, uma série de exames precisam ser conduzidos. Mas existe um fator, comum entre muitas pessoas, que pode ser o causador da dor no pescoço: o estresse.
Segundo o diretor do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia (NOT), Daniel Oliveira, especializado em coluna, o estresse pode levar à posturas erradas e à rigidez muscular inconsciente na região do pescoço. "Quando estamos sob forte estresse, mesmo sem perceber adotamos, muitas vezes, posturas que podem ser prejudiciais, como inclinar para frente ou elevar os ombros", explica.
O estresse também pode levar a uma resposta inflamatória no corpo, fazendo com que o organismo demore mais para se curar de lesões ou tensões musculares, de acordo com o especialista. "Além disso, pode alterar a forma como o organismo percebe a dor e aumentar a sensibilidade do corpo a ela, gerando uma experiência ainda mais intensa".
Como curar a dor no pescoço
Uma das maneiras de se livrar da dor no pescoço causada pelo estresse é realizar exercícios específicos e alongamentos suaves, para aumentar a flexibilidade. Colocar bolsas de água quente na região e dormir, sem hora para acordar, são técnicas mais simples, que também podem ajudar a aliviar as dores.
Segundo o ortopedista, "dar o descanso adequado ao corpo,se manter sempre hidratado e priorizar uma dieta equilibrada", são importantes para evitar e curar dores na região.
Outras dicas incluem o fortalecimento dos músculos superiores das costas. A medida contribui para que, em momentos de estresse, o corpo consiga reagir e evitar dores mais agudas que durem muito tempo.
Há ainda a opção de realizar massagens, como foco na manipulação dos tecidos moles – uma técnica que ajuda a aliviar, entre outras coisas, o desconforto nos músculos causado pelo estresse diário.
Não esqueça que ficar sentado na posição errada na cadeira do escritório também pode contribuir para dores no pescoço. De tempos em tempos, é necessário dar uma volta e se alongar.
De acordo com Oliveira, uma das maneiras de curar as dores no pescoço causadas pelo estresse é realizar "técnicas como meditação e respiração profunda". O médico reforça que, no caso de dores persistentes, especialistas como ortopedistas, fisioterapeutas e quiropratas devem ser consultados para que seja possível ter um diagnóstico completo e realizar tratamentos adequados.
FONTE TERRA