sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Vacina contra a dengue do Instituto Butantan protege cerca de 80% dos imunizados

Foto: Raul Santana/Fiocruz

A vacina contra dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, intitulada Butantan-DV, pode evitar o adoecimento de aproximadamente 80% das pessoas, com apenas uma dose, conforme estudo que será divulgado pelo The New England Journal of Medicine nesta quinta-feira (1º).

A vacina contém quatro sorotipos do vírus em forma reduzida, e apresenta segurança e eficácia para faixa etária de 2 a 59 anos de idade, a que foi estudada. Os testes foram realizados tanto com pessoas que tiveram dengue a pouco tempo quanto em pessoas que nunca foram infectadas.

De acordo com o diretor do Instituto Butantan e primeiro autor do estudo, Esper Kallás, em fala à Agência Fapesp, comentou que a publicação desse artigo na principal revista médica do mundo respalda a “qualidade do trabalho desenvolvido por pesquisadores de 16 centros brasileiros, localizados nas cinco regiões do país, sob a coordenação do Instituto Butantan”.

Quando esses dados estiverem consolidados, saberemos qual é a longevidade da proteção induzida pela vacina”, disse Esper em relação a conclusão da pesquisa com os cinco seguimentos dos voluntário que deve acontecer em junho.

Além disso, ele destaca que o grupo pretende apresentar um relatório à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda no segundo semestre desse ano, a fim de solicitar o registro do produto. O processo prevê a aprovação da vacina para 2025.

O estudo citado apresenta resultados dos primeiros dois anos do ensaio clínico de fase 3, iniciado em fevereiro de 2016, envolvendo 16.235 participantes 13 estados brasileiros. O Butantan já havia divulgado, em dezembro de 2022,  que a eficácia global do imunizante é de 79,6%. Atualmente, foram divulgados os detalhe para cada subgrupo avaliado. Confira:

2 a 6 anos — 80,1% ;
7 a 17 anos — 77,8%;
Entre 18 e 59 anos — 90%.