Foto: TCE/ Divulgação
Em votação unânime, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) emitiu parecer prévio pela aprovação, com ressalvas, das contas de governo dos ex-governadores Camilo Santana e Izolda Cela, referentes ao Exercício de 2022.
O relator do processo, o conselheiro do TCE Alexandre Figueiredo, seguiu o entendimento do órgão técnico do tribunal e do Ministério Público Especial. Após a leitura do seu voto, ele questionou o governo estadual sobre as grandes obras que estão paralisadas, citando o Metrô de Fortaleza (Metrofor) e Acquário.
Figueiredo disse ainda que questionou a área técnica do Tribunal sobre as providências adotadas pelo governo, em 2022, em relação às obras que se encontram paralisadas.
O órgão técnico informou que não houve realização de pagamentos aos contratados no período, não se vislumbrou as ações no que se refere à obras paralisadas.
“O Governo precisa dar satisfação sobre os recursos gastos nessas obras”, disse o conselheiro que relatou o processo.
O colegiado fez ainda 54 recomendações no parecer prévio. Dentre elas, ações no sentido de que o Governo do Estado desenvolva um plano de ação para pôr fim à paralisação dessas obras. O relator afirmou que encaminhará as informações à Assembleia Legislativa (Alece).