Foto: Marcelo Camargo
Nesta segunda-feira (25), o Ministério da Saúde recebeu autorização do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para realizar um concurso público, com a oferta de 300 vagas para profissionais temporários. A medida já foi publicada no Diário Oficial da União.
Serão contratados 28 técnicos administrativos, 12 analistas de dados e controle de qualidade, 218 analistas de requisitos processuais, normativos, econômicos e financeiros, oito técnicos em edificações, 18 analistas técnicos em equipamentos e 16 gestores. Esses profissionais poderão atuar por até quatro anos, com possibilidade de prorrogação por mais um ano, seguindo a legislação que trata da contratação temporária para atender a necessidades de excepcional interesse público.
Segundo a publicação, os profissionais serão designados para atuar no Ministério da Saúde, especificamente na área de prestação de contas, habilitação e devolução de recursos. Suas atividades envolverão processos como a Tomada de Contas Especial (TCE), que investiga possíveis danos à administração pública, e processos de ressarcimento ao erário. Entre esses processos, está incluída uma determinação do Tribunal de Contas da União, que exigiu que as prestações de contas da pasta no período de 1º de janeiro de 2017 a 30 de junho de 2021 sejam analisadas.
Os detalhes sobre a remuneração dos profissionais temporários, os prazos, o cronograma do concurso público e outras definições relacionadas ao processo seletivo serão divulgados em um edital que deverá ser publicado em até seis meses.