Foto: Paulo Rocha
Por unanimidade, deputados aprovaram a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará supostas irregularidades e abusos por parte da Enel Distribuidora de Energia no Ceará. O anúncio foi feito a sessão da última quinta-feira, 10, durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa do Estado Ceará (ALECE).
O colegiado foi anunciado durante a sessão plenária e a primeira reunião aconteceu após o fim da sessão. Foram eleitos como presidente da comissão o deputado Fernando Santana (PT), como a vice-presidente o deputado Carmelo Neto (PL) e relatoria, o deputado Guilherme Landim (PDT).
O cronograma dos trabalhos será apresentado na próxima semana. Segundo Fernando Santana (PT), serão realizadas reuniões no interior para ouvir a população das diferentes regiões. O deputado lembrou que em 2023 os estados de São Paulo também criou uma CPI para investigar os serviços de fornecimento de energia elétrica.
Em 2019, o estado Goiás também já realizou CPI, onde foi aprovado relatório com pedido de fim de contrato com a Enel. Após quatro anos, a empresa italiana deixou o serviço de distribuição de energia no estado e o controle foi transferido para a empresa brasileira Equatorial Energia.