Foto: Reprodução
O PT se aproxima do número de 34 prefeitos cearenses filiados à sigla.
A prefeita de Icó, Laís Nunes (PDT), deve ser a próxima a embarcar no partido. Ela teve sua filiação aprovada na semana passada, e já foi convidada pelo presidente do diretório estadual, Antônio Filho (Conin).
A onda de filiações ao PT começou ainda em 2022, com mais intensidade após o rompimento da aliança com o PDT. De lá para cá, 16 gestores municipais já embarcaram no partido do governador Elmano de Freitas, em sua maioria egressos do PDT.
O último gestor a assinar a ficha de filiação foi a prefeita de Jati, Mônica Mariano (ex-PSD), na quarta-feira (16). Outro nome na mira do PT é o prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito (PP), que assim como Laís Nunes, já tem o aval de Conin para ingressar no partido.
Com o partido à frente dos governos estadual e federal, a projeção é que o número de prefeitos cearenses filiados ao PT cresça ainda mais, devido a aproximação das eleições municipais.
Apesar das recentes perdas, o PDT permanece com o maior número de prefeituras no Ceará. Neste mês, o senador Cid Gomes assumiu o comando do diretório estadual, com a missão de fortalecer a sigla para as eleições de 2024.