Foto: Reprodução
Na tarde dessa sexta-feira (3), em evento realizado na sede do Governo do Estado, Em Fortaleza, foi assinado um contrato de Parceria Público e Privada (PPP) para universalização do esgotamento sanitário em 17 cidades cearenses. Os municípios que irão receber esses investimentos são da região metropolitana de Fortaleza e do Cariri. A meta é que esses serviços estejam totalmente universalizados até 2033.
Entre as cidades contempladas, seis são caririenses: Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Farias Brito. O contrato firmado tem como entes participantes a empresa Ambiental Ceará, do grupo Aegea, além da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e o próprio Governo do Estado.
Segundo as projeções apresentados no lançamento oficial da parceria, a expectativa é que ao longos dos próximos anos se veja um volume de investimentos nesta área de mais de R$7 bilhões. Esse montante iria garantir que o percentual de cobertura do esgotamento sanitário saísse dos atuais 30% médios para 60% em cerca de cinco anos.
“Com muito orgulho estamos hoje aqui. Nós temos um contrato que será o maior projeto de esgotamento sanitário da história do Ceará. Há uma lei de esgotamento no Brasil que nos faz ter metas até 2033. E estamos aqui para garantir esse esgotamento sanitário para a Região Metropolitana de Fortaleza e para o Cariri”, afirmou Elmano durante discurso no evento.