Foto: Divulgação PDT
Prestes a assumir a presidência nacional do PDT, o deputado federal cearense André Figueiredo, garantiu em recente entrevista que a legenda seguirá como base de apoio do terceiro governo Lula (PT). Ele destacou que o PDT ajudou a eleger o presidente Lula durante o segundo turno, e se manterá junto ao gestor eleito. Salienta-se que o PDT ocupa o Ministério da Previdência, tendo Carlos Lupi – quadro histórico do partido – como ministro.
Figueiredo assumirá o comando nacional da legenda em 2 de fevereiro, em solenidade que acontecerá na sede nacional do PDT, em Brasília. Ao comentar sobre o futuro da sigla, apontou que um dos focos é preparar a legenda para as eleições municipais de 2024, em 2020 o PDT conseguiu eleger 314 prefeitos em todo o país.
No âmbito estadual, apesar de haver nomes pedetistas entre os secretários do governador Elmano de Freitas (PT), a adesão oficial do partido como base ainda não ocorreu, e essa decisão só deverá vir após a posse do novo parlamento cearense, marcada para 2 de fevereiro.