quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Vacinação infantil é suspensa em Lençóis após parada cardíaca


Prefeitura de Lençóis irá monitorar as 46 crianças vacinadas

Lençóis Paulista - No fim da tarde de quarta (19), a Prefeitura de Lençóis Paulista anunciou a suspensão, por sete dias, da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19. A decisão foi tomada um dia após internação, na UTI de um hospital particular em Botucatu, de menina de 10 anos que sofreu uma parada cardíaca após receber a primeira dose do imunizante na cidade. 

Até o fechamento desta edição, o estado da criança era estável e uma possível reação à vacina seguia em investigação. A Secretaria de Saúde de informou que, cerca de 12 horas após ser vacinada, a menina, que tem asma, apresentou alterações nos batimentos cardíacos e desmaiou, segundo relato do pai. Levada a uma unidade de saúde particular, foi reanimada. Até o fim da tarde de ontem, seguia internada em leito de UTI no Hospital da Unimed de Botucatu, consciente e com quadro estável. Procurado pelo JC, o Complexo Hospitalar da Unimed Botucatu disse que não divulga informação sobre pacientes. "A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista, seguindo protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado, aplicou corretamente dose infantil da Pfizer, que é aprovada pela Anvisa. A criança possui quadro clínico de asma como comorbidade. 

A Secretaria de Saúde está em contato com responsáveis pelas demais crianças vacinadas ontem (anteontem) para acompanhamento", declarou a pasta em nota.

A Secretaria explicou ainda que, como o atendimento ocorreu pela rede particular, irá solicitar os prontuários médicos e de atendimento da criança oficialmente. "A Prefeitura de Lençóis Paulista, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, já informou a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, através da Vigilância em Saúde do estado, e aguarda resposta e instruções dos órgãos responsáveis", afirmou.

Por precaução, em reunião extraordinária realizada ontem à tarde, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 determinou a suspensão da vacinação infantil, em livre demanda, por sete dias. Pais ou responsáveis que desejam vacinar seus filhos antes da retomada da aplicação devem ligar na Central de Saúde para realizar agendamento. A vacinação de adultos segue na Central de Vacinação e na ESF do Maria Cristina.

"O Comitê deixa claro que não existe dúvida sobre a importância da vacinação infantil, mas, diante do ocorrido, será dado esse prazo para o acompanhamento e monitoramento diário das 46 crianças lençoenses vacinadas até o momento. Além disso, esse prazo é necessário para aprofundamento sobre o caso de forma específica e envio de relatórios aos órgãos de controle federais e estaduais", esclareceu em nota.

ESCLARECIMENTO

A assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu encaminhou uma nota após rumores em rede social sobre o atendimento à criança. "A criança vacinada na cidade de Lençóis Paulista, citada em mensagens que circulam nas redes sociais, não foi atendida no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Os médicos do corpo clínico do HCFMB não emitiram nenhuma informação de diagnóstico relacionado a este caso, já que a criança não esteve internada na UTI Pediátrica do HCFMB", traz a nota.