O hordéolo, popularmente conhecido como terçol, é um processo inflamatório e infeccioso formado nas glândulas sebáceas e sudoríparas, que ficam localizadas nas pálpebras, responsáveis pela proteção dos olhos.
A lesão ocular que acarreta um nódulo vermelho é geralmente confundida com calázio, um cisto não infeccioso com sintomas menos dolorosos.
Recomendações
Na noite anterior à apresentação do terçol a pessoa pode sentir coceira, e a pálpebra fica inchada. É recomendado evitar a maquiagem, bem como deixar de usar lentes de contato no olho afetado.
Para a administração do terçol, são recomendados colírios ou pomadas com antibióticos receitados por um oftalmologista.
Medicamentos
Pacientes idosos ou que estão muito debilitados têm como pedir ao médico antibiótico por via oral para que o processo não se prolifere da pálpebra para outras regiões.
De acordo com a oftalmologista Carolina Sampaio, no hordéolo (terçol), o paciente com terçol apresenta um quadro clínico considerado mais agudo, com dor, vermelhidão, calor local e edema.
Nele, há uma área que fica mais amarelada, com secreção purulenta (pus). A região, explica a médica, pode drenar ou supurar (gerar pus) espontaneamente. Some, geralmente, depois de dois ou três dias.
Sintomas do terçol:
- Visão embaçada;
- Coceira;
- Lacrimejamento;
- Fotofobia (sensibilidade à luz intensa).
A especialista informa que os sintomas do calázio são mais brandos, e o paciente não apresenta dor, nem vermelhidão.
Também segundo Carolina Sampaio, pode haver um certo inchaço, mas caracterizado por uma área de nodulação (nódulos), que pode ser pequena ou grande. Costuma regredir espontaneamente entre dois e três dias, mas pode durar mais tempo.
Defeito de refração
O Ministério da Saúde alerta que o aparecimento frequente de calázios pode indicar algum defeito de refração.
Miopia, hipermetropia e astigmatismo são exemplos de problemas causados quando ela (refração) não funciona da maneira correta.
Outros sintomas de calázio:
- Dor leve e inchaço, inicialmente;
- Granuloma indolor que aumenta de tamanho ao passar do tempo;
- Visão turva, caso o granuloma cresça muito. Se isto acontece, ele pode pressionar o globo ocular.