O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, telefonou ao secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, e pediu que ele "encontrasse" votos suficientes para reverter sua derrota na eleição ocorrida em novembro e vencida por Joe Biden, diz reportagem do jornal The Washington Post.
De acordo com a reportagem, o telefonema extraordinário teria ocorrido no sábado e teve duração de uma hora. O jornal teve acesso a uma gravação da conversa, na qual Trump teria tentado persuadir Raffensperger.
Na ligação, Raffensperger e o conselheiro geral de seu escritório rejeitaram as afirmações de Trump, explicando que o presidente está contando com teorias da conspiração desmentidas e que a vitória do presidente eleito Joe Biden com 11.779 votos na Geórgia foi justa e precisa. Trump, por sua vez, teria rejeitado esses argumentos.
"O povo da Geórgia está com raiva, o povo do país está com raiva", disse ele. "E não há nada de errado em dizer, você sabe, hum, que você recalculou", disse o atual presidente dos Estados Unidos. Trechos da gravação foram publicados pelo jornal em seu site.
No que lhe concerne, Raffensperger respondeu a Trump que o presidente teria o desafio de que seus dados estariam errados.
Em outro ponto da conversa, Trump disse: "Então olhe. Tudo que eu quero fazer é isso. Só quero encontrar 11.780 votos, um a mais do que nós. Porque ganhamos o Estado".