sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Nova variante do coronavírus encontrada em Manaus pode dominar o País em um mês, diz cientista da Fiocruz

COVID-19. Foto: Freepik

A nova variante do coronavírus encontrada em Manaus corre o risco de se espalhar pelo País e tomá-lo em menos de um mês. É o que revela o infectologista Marcus Lacerda, da Fiocruz do Amazonas.

“Provavelmente essa nova variante já está em outras regiões do país, e é questão de tempo ela se tornar dominante. Em cerca de um mês já deve prevalecer sobre outras no monitoramento”, ressaltou em entrevista ao O Globo.

Ele revela que a nova cepa está em 91% das amostras de vírus sequenciadas no Estado e pode ter sabotado a imunidade coletiva da COVID-19 na cidade de Manaus.

Transferência de pacientes

Alguns dos pacientes tiveram de ser transferidos para outros estados para conseguir atendimento de UTI, o que provocou críticas por parte de alguns médicos.

“O mundo inteiro está fechando os voos para o Brasil, e o país não só está aberto normalmente, como está retirando pacientes de Manaus e mandando para Goiás, Bahia, outros lugares, sem fazer os bloqueios de biossegurança”, afirmou Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde, ao programa Manhattan Connection, da TV Cultura. “Provavelmente vamos plantar essa cepa em todos os territórios da federação, e daqui a 60 dias podemos ter uma megaepidemia”.