terça-feira, 3 de novembro de 2020

Copa do Brasil: Ceará de olho em vaga e em sequência recorde

Legenda: O Ceará vive excelente momento na temporada
Foto: Felipe Santos / Ceará

O Ceará está em sua 25ª participação na Copa do Brasil, competição na qual tem muita tradição, já sendo vice-campeão em 1994, semifinalista em 2005 e 2011, além de ter chegado às quartas de final em 1993 e 1997. E este ano, o Vovô também realiza boa campanha e decide amanhã, contra o Santos, às 19 horas, na Arena Castelão, uma vaga nas quartas de final. O jogo de ida, um 0 a 0 na Vila Belmiro, permite ao Vovô avançar com vitória simples ou nas penalidades, caso haja outro empate no tempo normal.

E se não perder para o Santos amanhã, o Vozão igualará sua maior sequência de invencibilidade no torneio nacional, que é de nove jogos entre 2010 e 2011.

Este ano, o Vovô iniciou sua campanha desde a 1ª fase, já realizando sete jogos: Bragantino/PA (2x1), Oeste (1x1 no tempo normal e 4x2 nos pênaltis), Vitória (1x0 e 4x3), Brusque (2x0 e 5x1) e Santos (0x0). Se acrescentarmos o último jogo da campanha do ano passado, que foi com vitória sobre o Corinthians, por 1 a 0, totalizam oito jogos invicto.

Na sequência anterior, entre 2010 e 2011, o Vovô começou a série invicta ainda em 2010 no empate em 1 a 1 com o Corinthians/PR, prolongando na grande campanha do ano de 2011, quando chegou até as semifinais.

Em 2011, o Ceará iniciou a campanha vencendo o Cuiabá, por 2 a 0, fora de casa; passou pelo Brasiliense (0x0 e 2x1), com histórico gol de Nicácio nos acréscimos, no Castelão; Grêmio Prudente/SP (2x1 e 2x1); chegando ao ápice nas quartas de final ao eliminar o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho: o Vovô venceu por 2 a 1, no Engenhão, com gols de Nicácio e Geraldo, e no Presidente Vargas empatou em 2 a 2, com dois gols de Washington, garantindo uma classificação histórica e ganhando o apelido de "Carroça Desembestada". Nas semifinais, o Alvinegro empatou em 0 a 0 com o Coritiba, no PV, mas viu sua sequência de nove jogos invicto ser quebrada no jogo de volta, quando perdeu por 1 a 0.

Momento

Assim, o Vovô espera avançar de fase e bater seu recorde de invencibilidade de quase uma década atrás. Claro que o clube pode empatar no tempo normal e ser eliminado nos pênaltis, conseguindo seu recorde de invencibilidade de forma amarga, mas o momento do Ceará é de otimismo.

O clube vem de invencibilidade também na Série A do Brasileiro, que já dura cinco partidas: Athletico/PR (0x0), Corinthians (2x1), Fluminense (2x2), Coritiba (2x1) e Botafogo (2x2).

A boa campanha na Copa do Brasil e na Série A motiva o volante Fernando Sobral, que espera que o time se classifique para fazer história na competição mata-mata.

"Fizemos bom jogo lá e após a expulsão dominamos e só faltou o gol. O Santos é uma grande equipe, mas estamos convictos que precisamos jogar com inteligência e dar o nosso melhor para nos classificarmos aqui. Estamos cientes que não podemos cometer erros, buscando melhorar o que fizemos de bom e avançar para a próxima fase. Queremos fazer história com o Ceará na Copa do Brasil", disse ele.