A companhia Walt Disney se tornou a mais recente empresa a reduzir seus
gastos com publicidade no Facebook. A gigante das mídias sociais
enfrenta um boicote publicitário
por não ter tido pulso para lidar com discursos de ódio e conteúdo
polêmico.
A informação foi divulgada pelo jornal The Wall Street Journal
no sábado (18).
A Disney se une a outras empresas como Starbucks, Ford, Unilever, Adidas e outras que cancelaram seus contratos com a rede social.
A Disney, diz o jornal, não fez um anúncio público de que estava
boicotando o Facebook, mas mudou os planos de publicidade em silêncio,
retirando investimentos no Facebook.
A Disney interrompeu a publicidade de seu serviço de streaming (Disney
+) no Facebook e os anúncios no Instagram, outra rede social do grupo
Facebook.
Mais de mil anunciantes aderiram à campanha "Parem o Lucro pelo Ódio"
(#StopHateForProfit), organizado por grupos de justiça social que
incluem a Liga Antidifamação e o Imprensa Livre.
O movimento tem como
objetivo pressionar o Facebook a tomar medidas concretas para impedir o
avanço de discursos que incentivam o ódio e a desinformação.