Aos 18 anos, João Paulo Gonçalves começou a estagiar na
Lista Mais. Na época, ele cursava sistemas de informação. “Eu já tinha
feito um curso de análise de sistemas por dois anos e vi uma vaga para
designer na Lista Mais”, explica, em entrevista à revista Pequenas
Empresas Grandes Negócios.Sem vontade de trabalhar na área, ele conta
que decidiu estudar ferramentas necessárias para a vaga, como CorelDRAW e
Photoshop, o que ajudou em sua contratação.
Por sua falta de interesse, Gonçalves conta que ficou somente duas
semanas no trabalho. Ele aproveitou para comentar com outros colegas que
tinha vontade de trabalhar com programação e acabou descobrindo
que havia uma vaga na área na Lista Mais.
Fazendo o que gostava, ele começou a se destacar e foi
efetivado como analista de sistemas. Mais tarde, ele passou a gerente
financeiro e, em 2011, assumiu o cargo de responsável pelo setor
administrativo.
Nessa época, Gonçalves descobriu que a sócia-executiva da
empresa estava vendendo sua parte. “Eu tive vontade de comprar porque já
estava trabalhando na Lista Mais por 9 anos e conhecia bastante do
mercado. O que eu sabia fazer era basicamente o que eu tinha aprendido
dentro da empresa”, declara. Sem o dinheiro necessário para realizar a
compra, ele fez um acordo e se tornou dono da Lista Mais.
Tecnologia
O que fazer com uma empresa de listas telefônicas em plena
era digital? Gonçalves aproveitou seus conhecimentos para mudar o modo
de trabalhar da companhia. “Nós decidimos focar em marketing digital e
oferecer um serviço para atrair clientes”, detalha. No lugar da lista
telefônica, a empresa oferece agora um guia com dicas de como gerenciar
os negócios.
SEO e sucesso
A empresa decidiu
implementar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que as
empresas aparecessem em destaque nas primeiras posições de serviços de
busca. A decisão deu resultado: com 3 milhões de empresas e 30 milhões
de visitas por ano, o negócio rende R$ 7 milhões por ano.