quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Amamentar reduz o risco de diabetes, diz estudo

É de conhecimento geral que a amamentação traz diversos benefícios não só para os bebês, mas também para as mamães. Agora, mais uma vantagem acaba de ser revelada e um estudo afirma que amamentar reduz o risco de desenvolver diabetes.

Segundo cientistas americanos, mães que amamentaram durante seis meses ou mais reduziram as chances de desenvolver a doença em 47%. “Encontramos uma associação muito forte entre a duração da amamentação e o menor risco de desenvolver diabetes, mesmo depois de contabilizar todos os possíveis fatores de risco”, disse Erica Gunderson, que lidera a pesquisa.

Ela acrescentou que esse resultado independe do estilo de vida da mãe, peso, raça e “outros fatores de riscos metabólicos medidos antes da gravidez”. Os pesquisadores acreditam que o ato de alimentar o recém-nascido libera hormônios que têm o poder de controlar o açúcar no sangue e os níveis de insulina no pâncreas.


O estudo tem sido feito ao longo de um período de 30 anos, analisando mais de 30 mil mulheres. Descobriu-se que entre essas mulheres, aquelas que não amamentavam tinham maior chance de desenvolver diabetes tipo 2 enquanto o restante entrou para a estatística de redução da doença.