sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Sem água e sem dinheiro cidades do sertão prometem carnaval diferente

A crise financeira e a falta d’água não serão motivos para quem gosta de carnaval desistir de cair na folia nas cidades do Sertão Central. Apesar da desistência das prefeituras de várias cidades da região, algumas por determinação da Justiça ou recomendação do Ministério Público, não vai faltar diversão nos tradicionais pontos de concentração. Banabuiú, Quixadá, Mombaça, Solonópole e Senador Pompeu confirmaram suas programações.

Em Banabuiú, onde deverá se concentrar o maior número de visitantes, cerca de 60 mil nos quatro dias, segundo os organizadores do carnaval popular “Nada é Igual”, promovido pelo Governo Municipal, foi autorizado pelo Ministério Público na manhã desta quinta-feira (24). Serão 14 atrações musicais durante os quatro dias. Solteirões e Zé Cantor, Mix Bateria, Forró Cangaço, Forró Real, Quentão Elétrico, Raízes Elétrico, Forró do Balanço, Pai Dégua, Será Que É Forró, Fran e Diego, Filhos de José e Thiago Ribeiro.

Mombaça vem logo em seguida com oito bandas animando o carnaval e não vai ser diferente em Solonópole, onde nesta quinta-feira (23) os organizadores da Vila São José, onde a festa será realizada, assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público. O documento garante o livre acesso do público como também levar sua própria bebida e comida, já que será realizado em uma praça da cidade.

Segundo a promotora de Justiça da Comarca de Solonópole, Regina Mariana de Oliveira, os organizadores, comerciantes da cidade, estavam querendo fechar as ruas de acesso à praça e exigir que a população comprasse bebida e comida no local da festa, que é público. “Agora, a festa de carnaval está garantida com acesso livre de todos”, esclareceu, embora o Carnaval de São José não utilize recursos financeiros públicos. Muleke Forrozeiro, Forró Forrado e Nova Geração são algumas das atrações.

Já em Senador Pompeu, os blocos da cidade comandam a festa, em um clube, com a banda Atração Elétrica e DJs. No domingo a folia começa às 17 horas, com Feijoada dos Blocos.

Neste sábado (25), pela manhã, a partir das 8 horas, tem desfile de bandas de frevo, fanfaras e maracatus pelas ruas da cidade. O cortejo cultural é promovido pelo Instituto Assum Preto.

Fonte Diário do Nordeste