sábado, 14 de maio de 2016

Volta de Pimpão acirra concorrência: cinco candidatos para uma só vaga

O Botafogo oficializou na última sexta-feira a volta de Rodrigo Pimpão, a quinta contratação do clube para o Campeonato Brasileiro - antes chegaram os também atacantes Anderson Aquino e Geovane Maranhão; o meia Marquinho e o lateral-esquerdo Victor Luis. Como o jogador terminou seu contrato com o Emirates Club, dos Emirados Árabes, após o fechamento da janela de transferências internacional no Brasil, ele só poderá jogar pelo Alvinegro a partir da 10ª rodada da competição. Quando chegar a hora, terá que se preparar para uma forte concorrência. Em um elenco equilibrado em termos de opções - na maioria dos setores o técnico Ricardo Gomes conta com três peças por posição -, a vaga de segundo atacante é a mais concorrida.
 
Botafogo Atacantes (Foto: GloboEsporte.com)Cinco para uma vaga: Maranhão, Aquino, Neilton, Salgueiro e Pimpão serão concorrentes (Foto: GloboEsporte.com)
 
Jogadores por posição:

- Goleiro
Jefferson, Helton Leite e Saul

- Lateral-direito
Luis Ricardo, Diego e Marcinho

- Zagueiro central
Carli, Renan Fonseca e Igor Rabello

- Quarto zagueiro
Emerson e Emerson Silva

- Lateral-esquerdo
Diogo Barbosa, Victor Luis e Jean

- Primeiro volante
Airton, Dierson e Lucas Zen

- Segundo volante
Lindoso, Bruno Silva e Fernande

- Terceiro homem de meio-campo
Gegê, Yaca e Octávio

- Quarto homem de meio-campo
Leandrinho, Marquinho e Lizio

- Segundo atacante
Salgueiro, Pimpão, Aquino,
Neilton e Geovane Maranhão

- Centroavante

Ribamar, Sassá e Luís Henrique

Até agora, são cinco candidatos contando com o mais novo contratado. Entre eles, dois que ainda sequer estrearam: os recém-chegados Aquino e Maranhão. Além desses, há ainda no plantel Salgueiro, que é meia de origem, mas vem atuando mais avançado no Botafogo, e Neilton, que foi titular na vitória por 2 a 1 sobre o Juazeirense, pela segunda fase da Copa do Brasil, marcou um gol e ganhou moral na disputa pela titularidade. Apesar de ter características mais de lado do campo, Pimpão pode atuar também como centroavante. Se optar pela posição, a concorrência será numericamente menor: seus concorrentes passariam a ser Ribamar, Luís Henrique e Sassá. Porém, a diretoria segue buscando um nome de peso para a camisa 9, e Barcos, do Sporting, de Portugal, é a bola da vez.

Outro setor que pode ficar inchado é o de criação. O clube tem seis opções para as posições de terceiro e quarto homem do meio de campo: Gegê, Leandrinho, Marquinho, Lizio, Gervasio "Yaca" Núñez e Octávio. Mas a diretoria também corre atrás no mercado de um jogador mais experiente e renomado para assumir a função de armador da equipe - chegou a tentar Alex, do Internacional, sem sucesso. Se para abrir uma vaga no ataque Salgueiro for recuado para sua posição de origem, aumentaria ainda mais a disputa no meio. O que minimiza a concorrência por ali é o fato de os gringos Lizio e Yaca estarem sendo pouco aproveitados - a dupla sequer foi relacionada para o jogo contra o Juazeirense, em que o Alvinegro usou um time misto.

O elenco do Botafogo conta atualmente com 34 jogadores, isso sem contar os jovens que estão revezando entre as categorias de base e os profissionais. O atacante Renan Gorne, o zagueiro Marcelo, o volante Matheus Fernandes, o lateral-esquerdo Victor Lindenberg e os goleiros Matheus Cabral e Victor Hugo já participaram de treinamentos com o grupo principal, e alguns foram até relacionados para partidas. O Alvinegro inicia sua caminhada na Série A neste domingo, às 11h (de Brasília), contra o São Paulo no Raulino de oliveira, em Volta Redonda.