terça-feira, 12 de abril de 2016

ETERNAS SAUDADES PADRE CRISARES...

Nesta terça-feira (12) o nosso querido Padre Crisares Sampaio Couto se estivesse vivo completaria hoje completando 87 anos.

Nasceu em Jardim, em 12.04.1929 estudou no seminário do Crato e de Fortaleza. Ordenou-se em 1953, foi professor do Seminário e do Colégio Diocesano do Crato, subsecretário da Diocese do Crato, vigário cooperador de Icó e de Iguatu, vigário geral da Diocese de Iguatu.

Veio do Crato, no tempo em que Acopiara pertencia à Diocese do Crato, designado pelo bispo dom Vicente de Paulo Araújo Matos, no vazio de uma tensão provocada pela licença e posterior renuncia do padre João Antonio, no rastro de suas paixões políticas. Hoje, a paróquia está na Diocese de Iguatu.

Padre Crisares mansamente foi conquistando a cidade, distanciando- se da política e das intervenções ortodoxas de seu antecessor. Pacificou o rebanho, o que facilitou sua ação religiosa. Com os corações e mentes nas mãos acumulou elevados níveis de confiança, permitindo-lhe o desenvolvimento de uma intensa ação social. A Igreja que era articulada apenas com a elite se espalhou por todas as classes. Se aproximou do povo, da roça, dos humildes, das pessoas de bem, dos jovens e dos idosos.

Assim meteu a mão na massa e os resultados apareceram com construção de três capelas urbanas e 13 rurais, do Centro Social Paroquial, iniciado em 1960 e concluído em 1964, com amplos auditórios m, o Centro Pastoral, um complexo de auditório de 254 lugares, salas de reuniões, refeitório e dormitórios. O açude intercomunitário de Extrema, com capacidade de 4 milhões de metros cúbicos, que atende varias localidades. Em 1989, implantou a Cooperativa Agropecuária dos Pequenos Produtores de Acopiara e dotou a paróquia de um Projeto de Segurança Alimentar, que deu seqüência ao projeto da Cáritas, no combate à fome dos mais pobres.

O Padre Crisares morreu no dia (29) maio de 2014, aos 85 anos. O sacerdote, pároco emérito de Acopiara, onde viveu por mais de 50 anos, estava internado na UTI do hospital da UNIMED em Fortaleza. Foi vítima de infecção sanguínea e complicações da diabetes e insuficiência renal aguda foi seputado na Igreja Matriz de Acopiara, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.