segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

‘Amor & Sexo’ contra a Tradicional Família?


Fernanda Lima durante a reestreia do programa (Divulgação)

A estreia da nova temporada de ‘Amor & Sexo’ na noite de sábado causou frisson nas redes sociais por diferentes motivos. Um deles, o mais banal, foi o beijaço que André Marques tascou em uma das espectadoras, que havia subido ao palco a convite da produção. O fato ocorreu durante o quadro no qual pessoas entravam vendadas e tinham de decidir se beijavam ou não a outra pessoa apresentada na hora. Teve beijo de mulher em homem, de mulher em mulher e de homem em homem – e eis aqui o segundo motivo de frisson.

Outra razão: o programa voltou mais militante. Parece que Fernanda Lima e equipe abraçaram a bandeira da consciência sexual e pretendem combater todas as formas de preconceito – entre eles, o de gênero. Em um dos quadros, por exemplo, três especialistas orientavam rapazes heterossexuais a como se transformar em uma drag queen.

Não obstante algumas atitudes com cara de espontâneas parecerem ensaiadas, as falas de Fernanda Lima também deixavam claro que o programa assumiu uma posição contra a discriminação e que essa será a sua tônica. Não deixa de ser uma atitude arrojada para uma atração que vai ao ar em horário nobre na maior emissora do país.

Nas redes sociais não faltaram comentários sobre como tal posicionamento iria irritar/chocar a Tradicional Família Brasileira. Bem, é esperar para ver a reação nos próximos dias – como bem sabemos, tem sempre algum político desocupado falando em nome da Tradicional Família e tentando boicotar programas de TV que não são de seu agrado. De qualquer forma, já será uma vitória se ‘Amor & Sexo’ causar polêmica com sua nova postura. Trazer a discriminação para o centro das discussões é sempre melhor do que varrê-la para baixo do tapete.

É claro que o objetivo do programa é divertir e não criar uma mesa de debate acadêmico, mas um dos problemas das edições anteriores de ‘Amor & Sexo’ era confundir leveza com superficialidade. Temas sérios eram tratados rapidamente e ficavam no ar sem gerar uma reflexão no espectador. Agora, ao que tudo indica, a receita parece mais bem ajustada.