O
ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recomendou, nesta quinta-feira
(29), que a presidente Dilma Rousseff mantenha o vice-presidente, Michel
Temer, ocupado.
A sugestão –feita durante jantar entre a presidente e o ex-presidente no Palácio do Alvorada– ocorreu horas depois de Temer lançar um documento do PMDB com críticas à gestão econômica do governo.
Segundo seus aliados, Lula insiste para que Temer seja valorizado e cumpra novas tarefas numa tentativa de evitar seu afastamento do governo.
Na conversa com Dilma, Lula também reafirmou o desejo de aproximação com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ele recebeu um telefonema de Cunha na terça-feira (27), dia do seu aniversário. No telefonema, os dois decidiram se encontrar em breve.
Ainda segundo seus interlocutores, Lula sugeriu que Dilma viaje mais, deixando o governo sob comando dos ministros o Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Governo). Na avaliação do ex-presidente, Wagner tem que assumir a articulação para garantir a aprovação de uma pauta mínima ainda em 2015.
Apesar das críticas que fez a Dilma e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, após a Operação Zelotes da Polícia Federal mirar o filho do ex-presidente, Lula teve, segundo aliados, momentos de descontração ao lado da presidente.
"Eles tomaram um vinho e conversaram sobre cinema", disse o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto.
Fonte: Folha de S. Paulo