sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Corinthians passa sem sustos pelo Goiás e protege vantagem na liderança

CORINTHIANS-GOIAS
A pressão exercida pelo vice-líder Atlético-MG, vitorioso no início da rodada, não atrapalhou o trabalho do Corinthians na noite de quinta-feira. O primeiro colocado do Campeonato Brasileiro cumpriu sem sustos seu papel diante do Goiás, em Itaquera, triunfando por 3 a 0.

O resultado fez os comandados de Tite chegarem aos 64 pontos e voltou a colocar em cinco pontos a distância entre as duas principais equipes da competição. A formação goiana, estacionada nos 31, permanece na zona de rebaixamento à segunda divisão nacional.

A vitória do Corinthians ficou bem encaminhada no primeiro tempo, em um cabeceio de Edu Dracena – que substituiu Felipe em alto nível – e um chute de Malcom, servido por Vagner Love. Na etapa final, o time preto e branco administrou as ações e fechou a contagem já no finalzinho, em ótimo chute do melhor em campo Rodriguinho.

O líder do Campeonato Brasileiro tem novo compromisso no próximo domingo, às 16h (de Brasília), quando fará visita ao Atlético-PR em Curitiba. Seu rival na briga pelo título entrará em campo na sequência, às 18h30, em confronto com o Sport em Pernambuco.

Superioridade clara

O Goiás não surpreendeu ao adotar um comportamento defensivo em Itaquera, mas se recusou a adotar linhas de marcação recuadas. A formação esmeraldina procurava atrapalhar o Corinthians em seu campo e criava alguma dificuldade. Por outro lado, quando passava a risca do meio-campo, o time da casa tinha espaço.

Superior, mas com alguma dificuldade, a equipe alvinegra clareou o confronto aos 15 minutos, quando Guilherme Arana foi bem em rebote de escanteio. Jadson foi acionado, dominou e cruzou com precisão para Edu Dracena, que cabeceou com liberdade, no ângulo direito.

Os visitantes não tinham arsenal para reagir e contavam com o adversário Edílson como seu principal jogador. Assim, bastou ao Corinthians apertar para ampliar. O sempre ativo Love, que havia acabado de perder oportunidade clara de cabeça, aproveitou o escorregão de Felipe Macedo e deixou Malcom na cara do gol para ampliar, aos 26.

Bem articulados por Renato Augusto, Jadson e Rodriguinho, os donos da casa poderiam ter feito mais ainda no primeiro tempo. Não fizeram e quase levaram um gol de Felipe Menezes, no início da etapa final. Cássio apareceu muito bem para espalmar o chute cruzado do meia.

Do outro lado, Vagner Love esteve perto da rede duas vezes, com um cabeceio à direita e um chute à esquerda, após ótima jogada de Rodriguinho. A partir dos 15 minutos, apesar da inspiração e da atividade de Rodriguinho, o Corinthians passou a administrar com mais cautela a posse de bola.

A formação alvinegra chegou a preocupar os torcedores mais pessimistas, dando espaços ao Goiás, mas não teve o resultado colocado em risco. Já no final, aos 42 minutos, Rodriguinho recebeu de Jadson fora da área e bateu forte, no ângulo direito, e encerrou a tranquila jornada alvinegra em Itaquera.