Uma análise de estatística publicada na última terça-feira, 16, pela revista norte-americana Jama Internal Medicine, revelou que o cigarro é o principal responsável pelas mortes entre 12 tipos de câncer nos Estados Unidos.
Segundo a estatística, mais de 167 mil pacientes com câncer, devido ao tabagismo, morreram em 2011. Ou seja, 50% das 346 mil mortes de adultos com mais de 35 anos, foram decorrentes ao cigarro.
No Brasil
De acordo com o Ministério da Saúde, em uma pesquisa realizada em maio deste ano, o número de fumantes no Brasil caiu cerca de 30%. Apesar da redução, 10,8% da população brasileira ainda mantêm o hábito de fumar.
Entre os homens, o fato é mais recorrente. Ao todo, 12,8% dos fumantes brasileiros são homens. Além disso, a análise aponta que a prática é mais frequente em pessoas que possuem uma faixa etária entre 45 e 54 anos de idade.
Apesar da redução, o Brasil ainda apresenta características elevadas. Ao todo, 200 mil mortes são registradas devido ao tabagismo. Sendo destas 45% causadas por infarto e 90% por câncer de pulmão.
Redação O POVO Online