Ao menos 54 pessoas morreram e 15 estão desaparecidas após o naufrágio de um barco pesqueiro russo nas águas congeladas do Oceano Pacífico, perto da Península de Kamchatka, segundo autoridades locais.
Segundo disseram membros do centro de coordenação marítima à agência "Tass", das 132 pessoas a bordo da embarcação "Dalniy Vostok", 63 foram resgatadas com vida, enquanto foram recuperados os corpos de outras 43.
O navio, no qual trabalhavam cerca de 50 estrangeiros de países como Mianmar, Ucrânia, Vanuatu e Letônia, afundou por causas ainda desconhecidas no mar de Ojotsk, a cerca de 330 quilômetros de distância do litoral de Kamtchatka.
"De acordo com informações preliminares, o naufrágio ocorreu ao transportar uma pesca de 100 toneladas", disse Sergei Khabarov à TASS. Outra agência de notícias russa, a Interfax, citou uma fonte não identificada no centro de resgate da região, dizendo que grandes quantidades de gelo à deriva podem ter danificado o navio, que afundou em 15 minutos.
A imprensa russa citou a possibilidade de o navio ter colidido com blocos de gelo, quando a temperatura era de 0° e o mar estava calmo.
O "Dalny Vostok" era um pesqueiro industrial de 5.700 toneladas e 104 metros concebido para permanecer no mar durante vários meses. O barco pertencia a companhia Magellan LLC, baseada em Nevelsk, porto da ilha de Sakhalin.