A Lua está cada vez mais longe de nós. O que soa como poesia ou citação romântica é, na verdade, constatação científica. Nosso satélite natural se afasta a cada ano da Terra e pode trazer, com isso, mudanças significativas em nosso planeta.
O fenômeno acontece principalmente porque a velocidade de rotação da Terra está reduzindo. Isso acontece por conta de causas naturais relacionadas à fricção entre as massas de terra e água no planeta. O que acontece, no entanto, é que quando a rotação da Terra diminuiu de velocidade, a da Lua necessariamente aumenta.
Esse fenômeno, então, faz com que a Lua desvie, aproximadamente, 3,78 centímetros da Terra. No curto prazo pode não significar muita coisa, mas desde o início de tudo, há 4,5 bilhões de anos, essa mudança pequena fez com que a distância entre o planeta e seu satélite aumentasse 18 vezes.
O afastamento afeta principalmente a duração de nossos dias, que ficarão mais longos. Além disso, teremos verões mais quentes e invernos mais frios. A boa notícia, dizem cientistas, é que uma hora a distância irá parar de aumentar com o alcance de um equilíbrio.
Já a má notícia é que quando isso acontecer o Sol deverá ter se expandido até virar uma gigante vermelha, o que acarretaria na destruição da Terra e da Lua — o que, para acalmar a todos, só deve ocorrer em cinco bilhões de anos.