terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Maestro da Banda Municipal homenageia Pe. Crisares com composição


O regente da Banda de Música Municipal Eduardo Gurgel Valente, maestro Washington Luiz Gomes, acaba de eternizar numa composição musical, a figura de um dos homens mais participantes da história recente do Município de Acopiara, padre Crisares Sampaio Couto (In Memoriam).

Pe Crisares celebrou 60 anos de Ordenação Sacerdotal, em dezembro de 2013, e viveu na Terra do Lavrador por mais de 50 anos. Prestou inúmeros serviços à Igreja e à Diocese de Iguatu, assumindo os cargos de Vigário Geral da Diocese, Ecônomo e Pároco em Acopiara. No início de seu ministério sacerdotal, prestou serviços em Crato e Iguatu. Era natural da cidade de Jardim, Ceará.

O multi-instrumentista, compositor e arranjador, Washington Luiz, lembrou que Pe. Crisares mansamente conquistou a cidade. “Sabendo da história de vida de Pe. Crisares, sei da sua formação humanística e religiosa. Por sua visão de mundo, por sua presença numa região pobre, trabalhando valores imateriais e espirituais, decidi homenageá-lo com um dobrado, pois são pessoas comuns de bem, de caráter, dignidade e ética, que nós precisamos manter viva sua memória.

Padre Crisares Sampaio Couto foi o sexto vigário de Acopiara, assumindo a paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em 1960. Antes dele estiveram à frente da comunidade católica acopiarense os padres Leopoldo Rolim de 1921 a 1933, Joaquim Alves de Oliveira, 1933, João Antonio de Araújo de 1933 a 1959, Antonio Onofre de Alencar, 1958, e monsenhor Francisco de Assis de 1959 a 1960. Faleceu aos 85 anos na UTI do Hospital da UNIMED em Fortaleza, no mês de maio de 2014, vítima de infecção sanguínea e complicações da diabetes e insuficiência renal aguda.

A partitura da composição está disponível para download no site Portal Brasil Sonoro, no endereço eletrônico: http://portal.brasilsonoro.com/pe-crisares/
Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação