As operadoras Claro, Vivo e Oi teriam fechado um acordo com o banco BTG Pactual para comprar a TIM. A informação foi divulgada em matéria do jornal Folha de S. Paulo, publicada nesta sexta-feira (31/10).
Segundo a publicação, ainda não há um acordo sobre o valor da transação, mas a compra poderia chegar a R$ 31,5 bilhões. A oferta será feita aos acionistas da Telecom Italia, dona da TIM Brasil, que decidirão em assembleia se aprovam a proposta.
A entrega da proposta, no entanto, dependeria de uma condição imposta à Oi: a operadora teria que vender a Portugal Telecom. Com o dinheiro do negócio, a empresa reduziria seu endividamento para bancar sua parte na compra da TIM.
O presidente do Conselho de Administração da Telecom Italia afirmou nesta sexta-feira (31/10) que a companhia não recebeu nenhuma oferta pela TIM Participações.
Bolsa
O mercado reagiu à notícia e, por volta das 12h30 desta setxa-feira as ações da TIM subiam 11,30%. As da Oi subiam 20% e lideravam os ganhos do Ibovespa. As da Telefônica tinham alta de 6%.