Passageiros do voo 3325 da companhia aérea TAM viveram minutos de tensão após a decolagem, na manhã de ontem, com destino a Guarulhos, em São Paulo. Uma pane danificou uma dos motores, o que obrigou o piloto a retornar e fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Quem estava na aeronave relatou uma explosão e fumaça na turbina esquerda.
"Ao decolar, o avião tremeu muito. Cinco minutos depois, escutei um forte som de explosão. Eu estava na janela esquerda do avião, perto do motor, e vi faíscas de fogo e fumaça. Fiquei muito assustado, o avião continuou tremendo muito. Depois, o piloto avisou que iria retornar a Fortaleza porque houve um problema no motor". O relato é do psicólogo colombiano Sergio Cristancho, um dos passageiros.
Segundo ele, o avião ainda deu duas voltas para queimar combustível antes de pousar, quando foi acompanhado por três caminhões do Corpo de Bombeiros e socorristas.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra o aeroporto, afirmou que o voo fez todos os procedimentos normais de pouso. O órgão também confirmou que o Corpo de Bombeiros e outras equipes de suporte acompanharam o pouso.
O engenheiro Gustavo Monza afirma que a companhia não forneceu explicações. "A única coisa que a gente tem certeza é que na pista, antes de decolar ele já estava com problema", disse.
Em nota, a TAM Linhas Aéreas informou que o voo 3325 retornou ao aeroporto por "necessidade de manutenção corretiva", sem explicar a falha da turbina. Segundo a companhia, os passageiros receberam a assistência necessária e foram acomodados em outros voos.
Fonte: Diário do Nordeste