O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, manhã desta segunda-feira (27), com o deputado federal José Guimarães, líder do PT na Câmara Federal, para discutir sobre as eleições de 2014.
No encontro, que aconteceu em São Paulo, Lula recomentou um esforço pela manutenção da aliança do PT cearense com Cid Gomes (Pros) e o PMDB. Guimarães é também vice-presidente nacional do partido e deverá coordenar a estratégia eleitoral do PT para a região.
No Ceará, há uma tensão entre o grupo do governador e do senador Eunício Oliveira (PMDB). Cid ainda vai indicar alguém para ser seu sucessor, enquanto Eunício quer se lançar como candidato. Caso o senador se lance como opção ao governo do estado, quebrará a aliança antiga entre eles.
Durante a reunião, Lula defendeu ainda que a prioridade do partido na região seja ampliar o número de senadores e deputados federais, fortalecendo as bancadas no Congresso e garantindo a governabilidade em um eventual segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.
Segundo Guimarães, ficou acertada uma visita de Lula ao Ceará na segunda quinzena de março, após o encontro do PT que definirá a tática eleitoral para 2014.