sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Tudo pronto para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014

Tudo está pronto para o sorteio final dos grupos da Copa do Mundo, que será realizado nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, às 14h (horário de Brasília), no complexo da Costa do Sauípe, localizado no Município de Mata de São João, no litoral da Bahia.

No primeiro encontro dos técnicos das 32 seleções classificadas para a Copa será determinada a ordem dos jogos do torneio, que acontecerá entre 12 de junho e 13 de julho de 2014.

Orçado em R$ 20 milhões pela Fifa, o evento, que terá noventa minutos de duração, deverá ser transmitido para 193 países, contando com a participação de cerca de 1300 convidados e 2000 representantes da imprensa.

- Esse vai ser na verdade o primeiro grande jogo da Copa. Vamos fazer um evento de enorme complexidade, abrangência e projeção para a Bahia, para o Brasil e o mundo - declarou o secretário estadual da Copa, Ney Campello.

Inspirado no slogan oficial “Juntos num só ritmo”, o show dos artistas promete representar as belezas naturais e a diversidade na cultura e na música, baseando-se nos cinco pilares que simbolizam o Brasil: sociedade coesa, poder da inovação, natureza exuberante, futebol vibrante e terra da alegria.

Entenda como vai ser o sorteio


Nem adianta se empolgar e imaginar que com os seus conhecimentos de futebol você vai levar a bolada. Não vai. A tia do cafezinho sempre vence com seus palpites descomprometidos e originais.

Também nem adianta tentar entender direitinho o que vai acontecer. Não dá, a Fifa montou um sorteio para lá de complicado para evitar grupos da morte. Os grupos têm quatro vagas e teremos quatro potes com as bolinhas das seleções, certo? Errado. Teremos cinco potes, o A, B, C, D… e o X! Um dos potes começa com sete seleções, o outro com nove, só por aí já se vê que o salseiro foi grande.

A chance de o Brasil pegar um grupo complicado é grande. São milhões de possibilidades. Um matemático calculou em dois por cento a chance de o Brasil pegar dois campeões mundiais no mesmo grupo. No ensaio que a foi feito no Sauípe, não é que deu justamente Brasil, Inglaterra, Itália, três campeões mundiais no mesmo grupo?

O treinador italiano Césare Prandelli, aliás, disse não temer um grupo da morte. Ele tem medo das “sedes da morte”. Os italianos sentiram na pele o sol arder na Copa das Confederações jogando no Nordeste. O cabeça-de-chave do grupo “G” joga em Salvador, Fortaleza e Recife na primeira fase. Calorão sempre. O cabeça do grupo “F” encara Brasília, Salvador e Manaus. Haja isotônico, amigo.