O presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Luiz Pontes, esteve na Tribuna Band News na manhã desta quarta-feira (20). Durante a entrevista, o presidente comentou sobre as eleições de 2014 e a posição do partido na disputa eleitoral. Segundo ele, o PSDB terá candidato próprio ao Senado e Governo do Estado do Ceará.
O partido tucano sofreu uma perda relevante com a saída dos deputados Fernando Hugo, Teo Menezes e João Jaime, e por isso, hoje o partido não tem representantes na Assembleia Legislativa e apenas um vereador na Câmara Municipal. “Mas estamos animados com a filiação de outras pessoas” admite Pontes, que fala também que o partido tem investido no interior, onde procura grupos de jovens comprometidos com o PSDB para garantir o fortalecimento da legenda.
Falta de ideais
Pontes criticou o atual contexto político, no qual não há o comprometimento das pessoas com um ideal. “Qual a responsabilidade de um parlamentar eleito por um partido e depois muda?”, questiona. Ele acredita que esse fator é o principal responsável pela descrença no sistema político e acredita que isso reflete a fragilidade dos partidos e das pessoas envolvidas. “Essa política é muito ruim para a sociedade e políticos. Cada vez mais surgem partidos, mas a ideologia é zero”.
Por essas razões, o partido está investindo em uma nova atuação. “Queremos fazer um projeto para o Ceará, pensando nos próximos 20 anos. A sociedade cearense não pode ficar sem opção (nas eleições)”. Desta forma, o partido tem conversado com representantes de outros partidos como o PR e, inclusive, setores do PT ligados à ex-prefeita Luizianne Lins, dissidentes do atual governo.
De acordo com o presidente, Tasso Jereissati é um nome cotado para disputar o Senado pelo partido nas próximas eleições. “É um nome importante no Ceará e no Brasil”. Ele também não descartou a possibilidade de concorrer a algum dos cargos. “Se surgir um grupo capitaneado pelo Tasso, acho que posso disputar à deputado estadual ou federal. Estamos conversando” finaliza Pontes.