Realizada pela escola Liceu Dep. Francisco Alves Sobrinho, com apoio da Prefeitura de Acopiara, através da Secretarias da Cultura, Esporte e Juventude, Saúde, Educação e Trabalho e Desenvolvimento Social com a participação dos programas Saúde Preventiva na Escola (SPE), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), AABB Comunidade e paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Os alunos percorrem as ruas do centro da cidade até o Liceu onde aconteceram apresentações artísticas e culturais e partilha da culinária afro-brasileira.
Segundo a professora Sônia Taveira devemos nos unir em atividades onde se expressa cultura, tradição e religiosidade como parte das lutas por uma sociedade justa e livre do racismo e preconceito. “A Lei Federal 10.639/2003, que completa dez anos em 2013, tornou obrigatória a inclusão do ensino da história e cultura afro-brasileiras no currículo oficial das instituições de ensino de todo o país. Aí cabe a pergunta: consciência negra? Eu tenho?”, indagou a professora.
É importante fomentar a construção de uma educação contra o racismo e que ressalte a igualdade e a diversidade étnica na sociedade.
Prefeitura de Acopiara Assessoria de Comunicação