domingo, 8 de setembro de 2013

Prefeito de Acopiara diz que o povo precisa de médicos cubanos; profissionais de saúde chegam à cidade no proximo dia 16

Na cidade de Acopiara, o sistema local de saúde vive a expectativa da chegada de três médicos cubanos por meio do Programa Mais Médicos do governo federal. “Temos carência e necessidade”, disse o prefeito, Dr. Vilmar.

 “O povo precisa dos médicos e eles serão bem recebidos. Creio que trabalhando com amor e dedicação vão superar qualquer dificuldades”.

Os médicos cubanos chegam à Acopiara no próximo dia 16 e na primeira semana vão conhecer os serviços de saúde e a cidade. De acordo com a secretária de Saúde, Rane Félix, os profissionais irão trabalhar em unidades da zona rural, nas localidades de Ebron, Trussu e Calabaço, que não dispõem de atendimento médico. “São áreas distantes e muito carentes”, disse. “Os postos foram construídos de acordo com o padrão do Ministério da Saúde e estamos fazendo melhorias”.

A secretária Rane Félix não acredita que a língua será empecilho para o bom atendimento à população. “Eles estão passando por treinamento na Escola de Saúde Pública em Fortaleza e serão acompanhados pelo Ministério da Saúde”, observou. “São médicos com mais de 12 anos de experiência em atenção primária de saúde”.

Além de Acopiara, na região Centro-Sul, a cidade de Catarina também vai receber três médicos cubanos.