quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Apagão no NE foi causado por queimada no Piauí, diz ministro

Uma queimada de grandes proporções em uma região do Piauí foi a causa do apagão que atingiu a região Nordeste, por volta das 15h desta quarta-feira, 28, afirmou no início desta noite o ministro das Minas de Energia, Edison Lobão.

A queimada foi registrada na fazenda Santa Helena no município de Canto do Buriti, a 405 km da capital piauiense.

A energia começou a ser restabelecida às 16h45min e já está normalizada na maior parte das cidades nordestinas.

De acordo com o jornal O Globo, uma fonte do governo estaria, neste momento, acompanhando os trabalhos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na recuperação do sistema.

A Folha de São Paulo diz que a queimada teria causado um pico de alto intercâmbio de energia causando o desligamento de duas linhas de transmissão no Piauí, que fazem a interligação entre as regiões Norte e o Nordeste. As linhas são operadas por uma empresa particular de energia elétrica, segundo informou o gerente da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) no Piauí, Airton Feitosa. 

Em Fortaleza, o apagão causou longos engarrafamentos por toda cidade. Semáforos apagaram ou ficaram oscilantes, com luz amarela, e deixaram motoristas confusos. Agentes da AMC tentam auxiliar motoristas, que reclamam da confusão instalada nas ruas. Muitos comerciantes baixaram as portas para evitar qualquer tipo de transtorno. Diversos semáforos da Capital continuam desligados. Além disto, as paradas de onibus estão lotadas.

Ceará

Em todo o estado do Ceará, houve registro da falta de energia. Por meio de nota, a Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) informou que uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a interrupção do fornecimento de energia em todo o Estado do Ceará e em outros estados do Nordeste.