A Polícia prendeu na manhã desta última quinta-feira, 21, o suspeito de ter mandado matar o vereador da cidade de Pacatuba, Valdomiro do Nascimento de Sousa, no último dia 25 de janeiro, naquele município da Região Metropolitana Fortaleza. Outro acusado também foi preso.
Segundo a Polícia, o mandante do assassinato seria o vereador José Cleodon Rodrigues Costa (PSDC), suplente que assumiu a vaga da vítima na Câmara de Pacatuba, onde ocorreu a prisão do acusado. A prisão temporária foi solicitada pela Justiça e confirma a tese da Polícia que afirmava na ocasião que o crime tinha motivação política.
Também foi preso o líder comunitário Besaliel Ribeiro de Farias, mais conhecido como "Beto Ribeiro". Ele foi detido no bairro Messejana, na tarde desta quinta. A Polícia acredita que ele também esteja ligado ao assassinato do vereador.
A operação que culminou na prisão dos dois acusados foi realizada pelo 24º Distrito Policial (DP) e Divisão de Homicídios, onde ambos se encontram presos.
O crime
O vereador Valdomiro do Nascimento de Sousa foi assassinado a tiros, no início da manhã do dia 25 de janeiro deste ano, em Pacatuba.
Um homem teria abordado o parlamentar no momento em que ele chegava a um depósito de reciclagem, do qual era proprietário. Vários tiros foram disparados. Após o crime, segundo testemunhas disseram à Polícia, o suspeito fugiu com a ajuda de um parceiro, em um automóvel branco, que esperava numa esquina próxima ao galpão.
Valdomiro foi levado para hospital de Maracanaú por testemunhas, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao chegar na unidade hospitalar. Na ocasião, o suspeito de cometer o homicídio fugiu e não foi identificado.
O vereador foi eleito vereador, nas eleições do ano passado, pela coligação “Pacatuba não pode parar” e recebeu 626 votos. Foi a primeira vez em que ele se elegeu a um cargo eletivo.
Redação O POVO Online com informações do repórter Thiago Paiva