segunda-feira, 17 de junho de 2024

Papa Francisco recebe Fábio Porchat, Chris Rock, entre outros, em encontro com humoristas


Papa Francisco em encontro com comediantes no Vaticano (Foto: Divulgação via Reuters)

Reuters - Não há problema em fazer piada sobre Deus, desde que não seja ofensiva, disse o papa Francisco na sexta-feira em uma audiência especial com cerca de 100 comediantes, atores e escritores de todo o mundo.

Entre os presentes no Vaticano estavam as celebridades do showbiz dos Estados Unidos Whoopi Goldberg, Jimmy Fallon, Conan O'Brien, Chris Rock e Stephen Colbert. Cerca de dois terços dos convidados eram italianos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Podemos também rir de Deus? Claro que sim, não é blasfêmia, podemos, assim como brincamos e fazemos piadas com as pessoas que amamos", disse Francisco, falando em italiano.

"O humor não ofende, humilha ou rebaixa as pessoas de acordo com suas falhas", acrescentou, apontando a "sabedoria judaica e a tradição literária" como um exemplo de boa comédia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O pontífice fez os comentários depois de ter sido criticado e se desculpado pelo uso de uma palavra ofensiva contra os homossexuais.

"O que estou dizendo agora não é heresia: quando você consegue arrancar sorrisos conscientes dos lábios de um espectador, você também faz Deus sorrir", disse Francisco.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O papa de 87 anos saiu um pouco do roteiro durante a reunião de cerca de 30 minutos, colorindo seu discurso com um gesto de palhaço e acrescentando um comentário aparentemente sexista.

Ao falar sobre Sara, a esposa de Abraão no Antigo Testamento, ele disse que ela era "intrometida como as mulheres", pois espionava o marido para "talvez" repreendê-lo mais tarde.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Após seu discurso, Francisco cumprimentou cada participante, contando piadas, recebendo presentes, inclusive uma garrafa de licor italiano, e posando para uma selfie com Pio e Amedeo, uma dupla cômica italiana.

As interações com pessoas que não falam italiano foram mais limitadas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Bem, foi breve, ele falou em italiano, então não tenho certeza do que foi dito", afirmou o apresentador de TV O'Brien com um sorriso, antes de acrescentar que havia recebido uma tradução em inglês do discurso.

O'Brien, em tom de brincadeira, comparou a fila para apertar a mão do papa com a fila de crianças esperando para encontrar o Papai Noel.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Eu queria sentar em seu colo (e dizer): 'Eu quero um trenó para o Natal', sabe? 'Eu quero uma bola de basquete!'..."

"Foi rápido... Eu me diverti muito", acrescentou O'Brien.

Mais tarde, o pontífice viajou para o sul da Itália para participar das discussões do G7 sobre inteligência artificial.

FONTE BRASIL 247