Choveu em 82 municípios do Ceará entre as 7h da última segunda-feira (3) e as 10h20 desta terça-feira (4). A maior chuva do Estado foi em Farias Brito, com 182 mm, no posto de Cariutaba. A segunda foi na sede do mesmo município, com 110 mm. Em Pacatuba, choveu 75 mm.
Segundo o meteorologista da Funceme, Raul Fritz Teixeira, essas chuvas fazem parte de um sistema típico da pré-estação, apesar de fevereiro fazer parte do início da quadra chuvosa. "A natureza do Ceará não segue rigorosamente o nosso calendário. Essas chuvas não se devem à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema que provoca chuvas na quadra chuvosa, e sim aos vórtices ciclônicos", afirmou Raul Fritz.
Ainda conforme informações do meteorologista, as chuvas advindas da ZCIT começam, normalmente, a partir da segunda quinzena de fevereiro. "A expectativa é de fortes chuvas, mas mais para a parte litoral oeste e norte do Estado, além do centro-oeste. A Região Metropolitana de Fortaleza deve ter menos chuvas pelos períodos da tarde e noite", taxou.
Os dados da Funceme foram conferidos até as 10h20 desta terça-feira.
Confira os 10 maiores registros de chuva no Estado:
Farias Brito - Posto : Cariutaba : 182.0 mm
Farias Brito - Posto : Farias Brito : 110.0 mm
Pacatuba - Posto : Pacatuba : 75.0 mm
Guaiuba - Posto : Guaiuba : 65.0 mm
Lavras Da Mangabeira - Posto : Mangabeira : 65.0 mm
Maracanau - Posto : Maracanau : 59.0 mm
Itaitinga Posto : Itaitinga : 59.0 mm
Crato Posto : Dom Quintino : 58.0 mm
Varzea Alegre - Posto : Varzea Alegre : 57.6 mm
Maranguape - Posto : Maranguape : 57.4 mm
Acopiara - 50 mm