quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Professores e servidores das universidades públicas estaduais marcam manifestação

Professores e servidores das universidades públicas estaduais vão realizar mais um ato, desta vez, com o objetivo de pressionar o legislativo. A manifestação ocorrerá às 14h da quinta-feira (12), na Praça da Imprensa. 

Manifestantes ocuparam a Assembleia Legislativa na busca de negociar melhorias para as universidades públicas estaduais Foto: Bruno Gomes

O grupo seguirá para a Assembleia Legislativa e pedirá para os deputados a criação de uma frente parlamentar permanente em defesa das universidades estaduais. Além disso, os grevistas querem a garantia que a emenda orçamentária que contemplará a cobertura de parte das despesas de 2014 seja votada.

O ato foi definido durante assembleia realizada na última terça-feira (10). Na reunião foi decidido também que a suspensão da greve será votada na próxima terça-feira (17). Outro ponto deliberado faz referência a reunião informal que os grevistas tiveram com o governador Cid Gomes na última segunda-feira (9).

De acordo com o professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Epitácio Macário, Cid aceitou discutir imediatamente três pontos, caso a greve seja encerrada.

O governador prometeu, segundo Macário, iniciar a tramitação para regulamentar o Plano de Cargos e Carreiras dos professores, restruturar a tabela salarial dos servidores e disse que destinaria uma verba de R$ 10 milhões para assistência estudantil de cada uma das universidades públicas estaduais em 2014.

A assessoria do governo, entretanto, diz não saber do encontro de Cid com os grevistas e não confirma os pontos prometidos pelo governador.