Três mil novos professores serão selecionados para a rede estadual de ensino do Ceará. O anúncio foi feito ontem pela titular da Secretaria da Educação (Seduc), Izolda Cela. O edital do concurso será lançado na próxima sexta-feira, 7.
Os professores aprovados terão salário de R$ 2.444,92, mais o auxílio alimentação de R$ 220. E vão assumir uma carga horária de 40 horas semanais. Dessas, um terço é cumprido fora da sala de aula, com estudo e planejamentos.
Para a secretária, é “importante garantir a entrada de professores na rede com vínculo efetivo”. Segundo ela, isso dá estabilidade e mostra valorização da carreira.
De acordo com a assessoria de imprensa da Seduc, atualmente, a rede estadual possui 24 mil professores, sendo 13 mil efetivos e cerca de 11 mil temporários.
A secretária explicou que o concurso será para preencher vagas abertas com aposentadorias, exonerações e expansão das Escolas de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.
No entanto, não foi informado se concurso irá suprir toda a demanda de efetivos - alguns temporários são contratados para tirar licenças, substituir professores que atuam em outra função na rede estadual. Por isso, os substitutos não podem ser contratados efetivamente.
O concurso faz parte, segundo Izolda Cela, de um esforço que o Governo está fazendo para melhorar a escola pública. As vagas serão distribuídas entre 13 disciplinas. Português (981) e Matemática (863) são as matérias com mais vagas, já que são os temas em que os alunos cumprem maior carga horária.
O concurso, a ser realizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), terá três fases. As duas primeiras são eliminatórias e classificatórias, enquanto a terceira é apenas classificatória.
A primeira é uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha. Essa etapa do exame poderá ser feita nas 20 cidades que são sedes da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento de Educação (Crede).
Os assuntos avaliados são: administração pública, educação brasileira - temas educacionais e pedagógicos, conhecimentos básicos da língua portuguesa, raciocínio lógico e disciplina específica da área de habilitação.
Na segunda fase, prevista para novembro, haverá uma prova prática didática na disciplina em que o candidato está concorrendo, que será realizada em 30 minutos. Três professores da área avaliada irão compor a banca examinadora. A última etapa será o exame de títulos.
Inscrições
O período de inscrições começa em 22 de junho e segue até 21 de julho. A prova objetiva está prevista para o dia 13 de setembro e a prática para novembro.