sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Edival Pontes celebra medalha Foto: REUTERS/Tingshu Wang Edival Pontes é medalha de bronze no taekwondo masculino de até 68 kg

Brasileiro venceu por 2 rounds a 1 no espanhol em combate nesta quinta-feira
Edival Pontes é bronze
Edival Pontes é bronze
Foto: REUTERS/Tingshu Wang

Edival Pontes conquistou a medalha de bronze do Taekwondo masculino de até 68 kg dos Jogos Olímpicos de Paris, ao vencer  o espanhol Javier Pérez Polo, por 2 rounds a 1, nesta quinta-feira,8, no Grand Palais.

No primeiro round, o espanhol começou melhor e conseguiu um chute no tronco e abriu 2 a 0. Faltando menos de um minuto para o fim, o brasileiro não consegui encaixar golpes. No fim, Edival acertou um chute na cabeça do espanhol e fez 3 a 2. O brasileiro levou Gam-jeom no último segundo por pisar fora da área de combate, mas venceu por superioridade combativa.

No segundo, a arbitragem confirmou a pontuação para o espanhol, que faz 3 a 0 nos primeiros segundos, aumentou para 5 a 0. Edival atingiu a cabeça do rival e fez três pontos e leva a 3 a  5. Edival caiu e levou um Gam-jeom, ficando com 3 a 6 pela penalidade. Javier Perez Polo ainda levou Gam-jeom no último segundo, faz 6 a 4 no segundo round.

No terceiro e último round Edival Pontes foi pra cima tentando pelo alto e esbarrando na proteção de Javier, e fez 4 a 0 com golpe no tórax. A diferença caiu faltando 4 segundos,. Edival sofreu uma punição e fica no 4 a 1. Outra punição para o brasileiro e a vantagem dimuniu para 4 a 3 e terminou a coroação com a medalha.

A campanha

Para chegar ao bronze, Netinho somou duas vitórias e uma derrota na Olimpíada de Paris-2024. Na estreia, perdeu para o jordaniano Zaid Kareem, nas oitavas. No entanto, a classificação do algoz para a final ajudou o brasileiro.

O brasileiro buscou a medalha com 2 rounds a 1 tanto sobre Reçber quanto sobre Pérez Polo.

Edival Pontes é o terceiro brasileiro a ir ao pódio no taekwondo em Olimpíada. O paraibano se junta a Natália Falavigna (-67kg) e Maicon Siqueira (+80kg), que também foram bronze em Pequim-2008 e no Rio-2016, respectivamente.

O paraibano também tem no currículo um vice-campeonato mundial na categoria até 74kg, em 2022.

Repescagem

Nesta quinta-feira, 8, em duelo válido pela repescagem Edival ganhou de Hakan,  por 2 rounds a 1 (8/7, 3/3 e 7/1). Vale lembrar que Edval perdeu para o turco na estreia em Tóquio-2021, mesmo atleta que bateu na repescagem neste ano para avançar à disputa do bronze.

No primeiro round, o brasileiro saiu na frente ao acertar dois heads e um chute giratório no tórax, enquanto o turco efetuou um chute giratório no tórax, um head e um chute simples no peito. (8 a 7)

No segundo, o turco ganhou por superioridade ao fazer um trunk e um chute simples, enquanto o brasileiro acertou dois no tórax.

No terceiro e último round, o brasileiro acertou dois trunks, um chute no tórax e um chute simples no turco, que completou apenas um chute simples.

FONTE TERRA