terça-feira, 14 de março de 2023

Estudantes do Ceará criam placa que se move em direção a raios do sol para gerar energia


De uma semente plantada por estudantes cearenses, criadores do projeto ‘girassol’, brota uma tecnologia para a produção de energia a partir de placas que acompanham o movimento do Sol, sem o uso de sensores. Além de gerar por volta de 30% a mais de energia, a solução pode baratear os custos para uso doméstico.

A iniciativa foi selecionada para participar do 5º Festival SESI de Robótica, em Brasília, do dia 15 a 18 de março. O equipamento funciona a partir de um algoritmo com o mapeamento da movimentação do Sol. Com isso, é gerada eletricidade por mais tempo.

A turma é formada por 10 alunos do ensino médio – integrado aos cursos técnicos de eletrotécnica e de energias renováveis. Também participam dois técnicos, que são professores, da Escola Sesi/Senai Barra do Ceará.

Até chegar no protótipo, que será levado pelos próprios estudantes para a competição nacional, o grupo realiza pesquisa, busca apoio financeiro e logístico desde agosto do último ano.

Os estudantes pretendem implantar a tecnologia na própria escola, onde já existem placas solares instaladas, mas o objetivo é preparar o sistema para uso doméstico, como ressalta Emilly de Souza, de 16 anos, aluna do 2º ano de energias renováveis.

"Esse sistema existe em vários lugares, mas adaptamos para ser acessível no cotidiano das pessoas. Pesquisamos sobre o funcionamento do mecanismo, da estrutura em si, e adaptamos do nosso jeito", frisa.

Com informações do Diário do Nordeste.