sábado, 6 de junho de 2015

Seminário une órgãos, instituições, poder público e população para debater a questão da água em Acopiara (CE)

 
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira (05), foi tratado num seminário promovido pela Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente do Município, trabalhando neste ano de 2015 o tema ‘Água: um problema mundial’.

O auditório do Núcleo de Artes ficou lotado de alunos das escolas Profissionalizante Alfredo Nunes de Melo e Liceu, secretários municipais, membros da sociedade e representantes de órgãos e instituições.

Em sua fala inicial o secretário do Meio Ambiente, Alex Pinho, lembrou que nesta semana o tema colocado em prática pelas Nações Unidas é a prevenção das catástrofes naturais. “Nós aqui escolhemos debater sobre água. Que catástrofe maior do que a falta d’água que passamos no momento em todo país? Nosso intuito é trabalhar a prevenção, conscientização, mostrar projetos que estão dando certo e aplicação de políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Acopiara”.

O vereador Eduardo Gaspar enfatizou que a questão da água é uma preocupação constante no nosso município. “Estamos presenciando mais um ano de poucos chuvas e isso acarreta carência de água na nossa zona rural. Em momentos como este aprendemos a buscar alternativas para enfrentar a falta do líquido precioso”.

Durante 15 minutos cada palestrante convidado expôs ideias e ações desenvolvidas para convivência com a seca e de como garantir água para a sede e zona rural, preservando reservatórios e rios, principalmente com a conscientização da importância do tema para nossa sobrevivência.

O coordenador de assistência agropecuária e recursos minerais da Secretaria da Agricultura de Acopiara, Jackson Ari, retratou as políticas públicas para ampliação hídrica no município. 

Vanusa Albuquerque, técnica social do Sistema Integrado de Saneamento Rural – SISAR, explanou sobre alternativas e experiências realizadas na melhoria da qualidade da água na zona rural. 

Antonio Alves de Macedo, técnico em saneamento da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, se referiu ao consumo consciente pela população e a captação da água para abastecimento da zona urbana. 

Bruno Moura, agrônomo rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, mencionou as práticas e convivência com o semiárido. 

Fechando o seminário, José Ribeiro Júnior, mestre em irrigação e drenagem do Instituto Federal – IFCE de Iguatu, relacionou a degradação ambiental dos mananciais com suas causas e consequências.

O objetivo do seminário foi discutir meios para a efetiva implementação da política municipal de recursos hídricos, além de promover a troca de experiências entre profissionais e estudantes com atuação nessa área.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação