terça-feira, 22 de setembro de 2020

Tite justifica convocação de atletas mais jovens para a Seleção: "é em cima de qualidade"

Legenda: "A vinda dos atletas jovens estão calcadas em cima da qualificação, da maturidade", comentou TiteFoto: Jeferson Guareze/AFP

O técnico Tite foi o convidado do programa "Bem, Amigos", do SporTV, nesta segunda-feira (21), e conversou sobre a convocação da Seleção Brasileira para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. A lista contou com vários atletas sub-23, fato que levantou debates entre os torcedores. O treinador afirmou que a escolha foi com base na condição física e no potencial qualitativo.

"Eu sempre tento me orientar e encontrar argumentos na qualidade dos atletas. Esses atletas que foram convocados agora, digamos assim, sub-23, o Gabriel Menino, Renan Lodi, o Douglas Luiz, o Bruno Guimarães... O Gabriel Jesus e o Richarlison vindo há mais tempo. O Rodrygo vindo naquela fase anterior de amistosos, confirmando-se no seu clube... E é, sim, em cima de qualidade. E, talvez, mais do que falar, os atos podem comprovar, mostrar mais. Eu não tenho nenhuma restrição a jovem. A vinda dos atletas jovens estão calcadas em cima da qualificação, da maturidade, das suas expressões e desempenho", analisou Tite.

Nomes constantes nas últimas convocações, como Alex Sandro, Militão e Arthur, foram questionados por não estarem presentes nesse momento. O treinador justificou a opção por alguns não estarem no ritmo adequado para os confrontos.

"Um dos aspectos que foram levados em consideração na convocação é o momento físico do atleta. Têm atletas que terminaram de forma tardia, que ficaram muito tempo sem retornar. Alguns lesionaram-se e ficaram alijados de disputar uma convocação. Te dou o exemplo do Alex Sandro, do Militão. A sequência de jogos do Arthur. A indefinição do Paquetá. Eles seriam convocados? Não sei. Mas eles estão competindo com os outros atletas", disse o técnico.

A estreia do grupo canarinho ocorre na Neo Química Arena, em São Paulo, no dia 9, contra a Bolívia. Em seguida, encara o Peru, em Lima, no dia 13.

Confira a lista de convocados da seleção brasileira

Goleiros: Alisson (Liverpool-ING), Santos (Athletico-PR) e Weverton (Palmeiras);

Laterais: Danilo (Juventus-ITA), Gabriel Menino (Palmeiras), Alex Telles (Porto-POR) e Renan Lodi (Atlético de Madrid-ESP);

Zagueiros: Thiago Silva (Chelsea-ING), Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA); Felipe (Atlético de Madrid-ESP) e Rodrigo Caio (Flamengo);

Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid-ESP); Fabinho (Liverpool-ING); Bruno Guimarães (Lyon-FRA); Douglas Luiz (Aston Villa-ING); Philippe Coutinho (Barcelona-ESP) e Everton Ribeiro (Flamengo);

Atacantes: Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Rodrygo (Real Madrid-ESP); Neymar (Paris Saint-Germain-FRA); Everton (Benfica-POR), Roberto Firmino (Liverpool-ING) e Richarlison (Everton-ING).