terça-feira, 22 de setembro de 2020

Ana Maria Braga releva que sofreu assédio sexual na carreira: "Ele não foi punido"

Apresentou não revelou nome de assediador
Legenda: Apresentou não revelou nome de assediador
Foto: Reprodução/YouTube

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, a apresentadora Ana Maria Braga relembrou o caso de assédio sexual que sofreu durante uma reunião em uma empresa de mídia, falou da relação difícil com o pai que não queria que ela estudasse e também da volta das gravações do Mais Você para São Paulo.

Sobre o assédio, Ana Maria não mencionou nomes. Relatou que a situação aconteceu quando ela foi apresentar a um diretor uma proposta de uma atração para a TV brasileira. "Fiz um projeto lindo, fiquei 15 dias trabalhando no projeto, acreditando que pudesse sair do programa da tarde e ter um programa à noite. Ele tinha me dito 'você pode ser a Hebe Camargo amanhã'", contou.
Veja trecho de entrevista:


No relato emocionado, Ana Maria contou que fugiu do assediador e acabou caindo de uma escada e quebrando um braço: "Ele levantou da mesa e veio para cima de mim. Ele falou: 'venha cá'. Eu fiquei absolutamente estupefata. Eu fugi e despenquei da escada do nono andar até o oitavo andar. Eu quebrei o braço."

A apresentadora contou que denunciou assediador na época, e sem revelar o nome, afirmou que o homem não foi punido e continuou exercendo o mesmo cargo na empresa.

Relacionamento com o Pai

Na entrevista de 1h30, Ana Maria Braga se emocionou ao relembrar das brigas com o pai. A apresentadora contou que queria estudar, mas ele não permitia. Por conta disso, ela chegou a fugir de casa e foi pedir abrigo para uma tia, que morava em outra cidade.

"Quando eu nasci ele tinha 62 anos, ele era um italiano muito bravo, andava armado, de chapéu, terno de linho. Chegou lá [na casa da tia] com um 38 dizendo: 'Você vai embora'", disse. A apresentadora conta que voltou, mas insistiu em estudar. O pai, então, disse que ela não contaria com o apoio financeiro dele.

Diante dessa situação, Ana Maria afirmou que teve de começar a trabalhar cedo e isso a fez amadurecer. No entanto, ela não conseguiu se reconciliar com o pai. Cerca de seis meses depois, quando ela buscou contato, ele já estava com Alzheimer. "Quando eu voltei lá, ele nunca mais me reconheceu", disse ela, emocionada.

Retorno para São Paulo

No bate-papo, Ana Maria falou também sobre o retorno das gravações do Mais Você para São Paulo. A apresentadora revelou que a volta da sede da atração à capital paulista é negociada com a Globo há mais de um ano. Apesar de todas as especulações que surgiram na mídia que o programa poderia acabar, Ana Maria disse que isso nunca a abalou.

"Agora, por exemplo, quando começaram a falar que eu não voltava mais, eu sabia exatamente o que foi tratado e qual seria o futuro. Há um ano a Globo estava se preparando comigo sobre a volta para São Paulo. É minha casa, eu não tive insegurança de dizer que precisava procurar outra emissora. É uma especulação, não me atinge, eu estou fazendo projeto. Como é que eu posso ficar insegura? Nunca teve isso, só acontece fora, comigo não", declarou.