Com contrato até 31 de dezembro, Pedro Rocha foi liberado dos treinos e
se despede do Flamengo. O atacante foi o primeiro reforço do
Rubro-Negro anunciado para 2020, mas pouco jogou no ano.
Pedro Rocha teve poucas oportunidades no Flamengo
Foto: Dhavid Normando / Futura Press
O Flamengo até tentou estender o empréstimo de Pedro Rocha, mas não
chegou a acordo com Spartak Moscou, da Rússia, que tem os direitos
econômicos do atacante de 26 anos.
O Spartak definiu a data de reapresentação de Pedro Rocha: dia 12 de
janeiro. Na Rússia, vai definir os próximos passos da carreira. Ele tem
vínculo com o clube até junho de 2023.
Pedro Rocha no Flamengo
Anunciado como reforço em dezembro de 2019, Pedro Rocha realizou o
sonho de defender o clube de coração. Ele chegou a se emocionar ao ser
apresentado. Porém, o atacante pouco conseguiu jogar. Foram apenas 11
partidas, somando 252 minutos, e um gol marcado.
Pedro Rocha sofreu com problemas físicos. Ele precisou passar por
recondicionamento na chegada ao Flamengo e foi pouco utilizado por Jorge
Jesus. Na retomada do futebol, marcou o único gol pelo Rubro-Negro: na
vitória sobre o Bangu.
O cenário apontou mudança com Domènec Torrent, que escalou Pedro Rocha
como titular em dois jogos, mas o atacante se lesionou e virou baixa por
cerca de um mês. O panorama de poucas oportunidades não mudou com
Rogério Ceni.
O último jogo de Pedro Rocha pelo Flamengo foi contra o Santos, dia 13,
pelo Campeonato Brasileiro. Ele entrou aos 43 minutos do segundo tempo.
A primeira a receber a dose da vacina da farmacêutica Pfizer e do
laboratório alemão BioNTech na Itália, a enfermeira Claudia Alivernini,
de 29 anos, foi alvo de ameaças e insultos nos últimos dias, informou o
jornal italiano Il Messaggero nesta terça-feira (29).
Enfermeira Claudia Alivernini recebe dose da Pfizer/BioNTech no hospital Spallanzani, em Roma
Foto: Regione Lazio / Reuters
A italiana chegou a bloquear todos os seus perfis oficiais nas redes
sociais na véspera do 'Dia V', uma data simbólica que marcou o início da
imunização na União Europeia em 27 de dezembro. No entanto, segundo a
reportagem, diversas contas falsas utilizando o nome e imagem de
Alivernini foram criados.
Além disso, usuários atacaram a enfermeira com frases pejorativas nos
perfis institucionais que publicaram notícias de sua vacinação. "E agora
vamos ver quando você morre" é uma das mensagens.
Segundo a publicação, Alivernini está considerando abrir uma denúncia
contra os internautas. Com 29 anos e licenciada em ciências da
enfermagem, ela tem estado na linha de frente contra a covid-19 desde o
início da pandemia.
"As ameaças de morte a Claudia Alivernini, a primeira enfermeira
vacinada na Itália, são inaceitáveis e vergonhosas. A ela e a todos os
que estão sendo ofendidos e intimidados, nossa total solidariedade",
lamentou o prefeito de Florença, Dario Nardella, no Twitter.
Outros políticos, incluindo membros do Força Itália, também se
solidarizaram com a profissional de saúde e afirmaram que as ofensas são
"atos ignóbeis" e "inaceitáveis".
A Itália iniciou a vacinação contra o novo coronavírus Sars-CoV-2 no
último domingo (27), assim como praticamente todos os países da União
Europeia (UE), no Instituto Lazzaro Spallanzani, de Roma. Depois da
enfermeira, foram vacinados o operador sanitário Omar Altobelli e a
diretora do laboratório de virologia do Spallanzani, Maria Rosaria
Capobianchi, no mesmo local.
O chamado Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda
(BEm), que entrou em vigor em abril, termina na próxima quinta-feira
(31). Assim, as empresas devem encerrar os acordos feitos com os
funcionários, seja de redução de jornada e salário ou suspensão dos
contratos.
De acordo com especialistas, as empresas terão que voltar à jornada
normal a partir do dia 1º de janeiro, a não ser que o programa seja
prorrogado pelo governo federal.
É importante lembrar que o empregador que dispensar o funcionário sem
justa causa durante o período de estabilidade provisória responderá
pela indenização que varia de 50% a 100% do salário, a depender do caso:
50% do salário a que o empregado teria direito no período de
garantia provisória no emprego, na hipótese de redução de jornada de
trabalho e de salário igual ou superior a 25% e inferior a 50%;
75%
do salário a que o empregado teria direito no período de garantia
provisória no emprego, na hipótese de redução de jornada de trabalho e
de salário igual ou superior a 50% e inferior a 70%;
100% do
salário a que o empregado teria direito no período de garantia
provisória no emprego, nas hipóteses de redução de jornada de trabalho e
de salário em percentual superior a 70% ou de suspensão temporária do
contrato de trabalho.
Já os trabalhadores que não fizeram esses acordos podem ser dispensados normalmente.
O
POVO traz nesta segunda-feira (28), entrevista com Raimundo Fagner
sobre seu novo disco, Serenata. Na conversa sobre música, teve lugar
para falar do assunto que atraiu as atenções nas primeiras declarações
do músico para divulgar o álbum: as críticas ao governo Jair Bolsonaro.
Fagner salientou que não se arrepende das posições políticas que tomou.
“Não me arrependo por que fiz consciente. Eu me sinto no dever de
criticar, até por ter votado.”
Ele
também mencionou o fato de as declarações terem chamado mais atenção
que o lançamento do disco. Ele disse que amigos sugerem que ele não fale
de política, mas é algo que ele não consegue evitar.
“Estou
no meio desse tiroteio. Não me sinto bem, tenho amigo dos dois lados.
Já fui muito aconselhado a não falar, mas eu sou cabeça dura.”
O
quinto lote de doses da Coronavac chegou a São Paulo na manhã desta
segunda-feira (28). As 500 mil doses prontas chegaram de avião ao
Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. A aeronave que
veio da China pousou por volta de 11h40.
A
vacina contra o coronavírus é produzida pelo laboratório chinês Sinovac
em parceria com o Instituto Butantan. Outro carregamento com mais 1,5
milhão de doses deve chegar na próxima quarta-feira (30), totalizando o
recebimento de 10,6 milhões de doses até o fim de dezembro.
O
primeiro lote com 120 mil doses chegou ao Brasil no dia 19 de novembro.
O segundo carregamento, com 600 litros a granel do insumo,
correspondente a um milhão de doses, desembarcou em 3 de dezembro. Já a
terceira remessa, com 2 milhões de doses, foi recebida em 18 de
dezembro.
Maior lote de imunizantes
Na
véspera de Natal (24), São Paulo recebeu a maior carga de 5,5 milhões
de doses composta por 2,1 milhões na forma pronta para aplicação e mais
2,1 mil litros de insumos, correspondentes a 3,4 milhões de doses que
vão ser envasadas na fábrica do Butantan. A carga com o maior lote de
imunizantes foi recebida no Aeroporto Internacional de Viracopos, em
Campinas, no interior do estado.
O
governo de São Paulo anunciou na quarta-feira (23), que a CoronaVac é
eficaz, mas adiou novamente a divulgação dos resultados da terceira fase
de testes. A comprovação da eficácia é necessária para que a vacina
seja aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O
ano de 2020 foi de muitas surpresas musicais. Tarcísio do Acordeon e Os
Barões da Pisadinha apresentaram ao Brasil uma realidade presenciada em
boa parte de cidades interioranas do Nordeste. Novamente, o som da
sanfona mixado aos playbacks do teclado conquistaram o ouvido do
brasileiro para o forró. O que eles fazem não é nada novo. Foi preciso a
pandemia do coronavírus parar as pessoas em casa e mudar o modo de
consumo dos usuários de streaming para as playlists serem voltadas ao
gênero nordestino.
O
que Tarcísio do Acordeon e Barões da Pisadinha fazem sempre existiu em
bares, botecos e restaurantes. Por vezes, lembro de Amado Batista e
Sandro Lúcio com brega ao teclado em um tom mais lento. O forró
eletrônico, o piseiro e as demais variações presentes em 2020 —
infelizmente, ainda não aceitos pelos seguidores fieis de Luiz Gonzaga —
ganham novos formatos anualmente.
Para
agradar ao público ou para vender, as mudanças no gênero nordestino são
reais. O som de Tarcísio do Acordeon e Barões da Pisadinha é um olhar
para um passado não tão distante. É complexo entender as motivações da
popularidade desses cantores em um ano tão complicado. Mais difícil de
analisar quando pensamos que grandes produtores musicais gastam horas,
dias e meses para editar clipes e projetos que percorrem o país. Como em
uma praça pública, sem fórmula mágica, os novos nomes chegam
simplesmente com uma caixa de som, microfone e teclado e botam toda a
grandeza de nomes nacionais no bolso.
Vimos
Xand Avião e Wesley Safadão rendidos ao som de Tarcísio do Acordeon e
Barões da Pisadinha. Em meio a grandes produções audiovisuais, o
playback do teclado foi presente nas lives dos forrozeiros — os mesmos
que modernizaram e misturam o forró com outros gêneros. Clipes
milionários foram trocados por enquadramentos marcados pela presença do
sanfoneiro e tecladista.
Enquanto
as lives aceleraram o processo de digitalização da música, o ritmo
mergulhou no passado com o som de Tarcísio do Acordeon e Barões da
Pisadinha. O Nordeste é tão grande que não conseguimos dar conta de
cobrir tantos nomes em ascensão. Desde 2015, o sanfoneiro cearense e o
grupo baiano disputavam espaço no mercado musical. Claro, uma luta que
começou na infância como toda boa história.
Vamos
aguardar que tudo aquilo conquistado musicalmente em 2020 seja
perpetuado em 2021. Quem sabe não surge mais um derivado no forró? O
público é volátil. Em um piscar de olhos, vem a mudança.
Em
2024 a sociedade vai experimentar uma overdose de sexo, sacrilégios e
gastança, segundo a visão do epidemiologista social Nicholas Christakis,
da Universidade de Yale (EUA), em resposta ao fim da pandemia do novo
coronavírus. Para Christakis, o hedonismo vai substituir o comportamento
mais conservador e o distanciamento social adotado durante a crise do
coronavírus.
"Durante
as epidemias, aumenta a religiosidade, as pessoas se tornam mais
abstêmias, economizam dinheiro, ficam avessas ao risco e estamos vendo
tudo isto agora, assim como aconteceu por centenas de anos durante as
epidemias", explicou o especialista ao jornal "The Guardian".
Para
Christakis, um exemplo dessa guinada comportamental aconteceu nos anos
1920, cuja marca liberal, com a incorporação de novos e libertários
costumes sociais, foi uma resposta à gripe espanhola, que assolou o
mundo em 1918, provocando retração e deixando milhões de mortos.
A
Petrobras informou nesta segunda-feira (28), que elevará em 4% o preço
médio do diesel em suas refinarias e em 5% o da gasolina a partir desta
terça-feira (29), em meio a uma alta do petróleo nas últimas semanas e
uma desvalorização do real frente ao dólar nos últimos dias.
A
nova alta no preço dos combustíveis foi a segunda anunciada em duas
semanas. No dia 15 deste mês, a Petrobras anunciou que o preço do diesel
seria reajustado em 4%, e o da gasolina em 3% a partir do dia seguinte.
Com
a alta de 4%, o preço médio do diesel, o combustível mais vendido do
Brasil, passará a ser de R$ 2,02 por litro. No acumulado do ano, a
redução do valor é de 13,2%, segundo informou a Petrobras.
Já o preço médio da gasolina da Petrobras para as distribuidoras será de R$ 1,84 por litro, acumulando no ano redução de 4,1%.
Legenda:
Motoristas também foram orientados sobre as medidas sanitárias para evitar o contágio do novo coronavírusFoto:
Divulgação/Polícia Militar
A Polícia Militar divulgou, nesta segunda-feira (28) o
balanço da operação Natal Seguro, realizada entre os dias 24 e 27 de
dezembro nas rodovias estaduais do Ceará. No período, foram registrados
24 acidentes de carro, com cinco óbitos. Os militares autuaram cinco
motoristas por descumprimento à Lei Seca.
Entre as vítimas, estão duas pessoas que se envolveram em um acidente
no município de Ibiapina. O carro em que elas viajavam se chocou contra
um poste. Na cidade de São Benedito, uma pessoa morreu em uma colisão
envolvendo um veículo e uma motocicleta, neste fim de semana.
Dois desses acidentes foram registrados na região norte do Ceará. No
município de Ibiapina, duas pessoas morreram após o carro em que elas
viajavam se chocar contra um poste. Já em São Benedito, uma colisão
entre um carro e uma motocicleta deixou uma pessoa morta no fim de
semana.
De acordo com a PM, agentes do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano
e Rodoviário Estadual (BPRE) abordaram 11.957 veículos entre os quais,
163 foram apreendidos. Ao final da operação, duas armas de fogo foram
apreendidas.
Para o tenente-coronel Alexandre Holanda, comandante do BPRE, as
ações de fiscalização atingiram o objetivo principalmente nos trechos
considerados mais perigosos.
“Apesar de ter sido um feriado prolongado, o trânsito nas rodovias,
no fim de semana, não foi atípico. Tudo transcorreu na normalidade, com
ótimos resultados, sem muitas ocorrências. Conseguimos focar a operação
em motoristas que insistem em ir contra a Lei Seca, diminuindo,
consideravelmente, acidentes em geral”, disse.
A operação Natal Seguro contou com a participação de 354 policiais
militares em 87 viaturas e motocicletas, 20 guinchos, 28 postos fixos e
12 postos avançados, além de etilômetros. O trabalho preventivo de
orientação sobre itens de segurança veicular foram acompanhados de
fiscalização quanto ao cumprimento da Lei Seca, das leis de trânsito e
do decreto estadual relativo às medidas de combate à Covid-19.
Legenda:
Uso de máscara é um dos hábitos estabelecidos pela pandemia que devem continuarFoto:
Natinho Rodrigues
Cuidados como uso de máscaras de proteção, distanciamento
social e evitar locais fechados deverão ser hábitos pelos próximos dois
anos, mesmo após a chegada da vacina contra a Covid-19. A análise é da pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo. Em entrevista à Folha de São Paulo, Margareth enfatizou que tais cuidados "são medidas civilizatórias".
"No Brasil, não há um município que não tenha caso registrado. O
vírus vai ficar endêmico. Portanto, o fato de ser vacinado não nos
isenta de andar de máscara pelos próximos dois anos, por exemplo. De
termos cuidado com ambientes fechados, de solicitarmos testes negativos
para embarcar em voos internacionais", afirma.
Para a pesquisadora, o fato de alguém não querer se vacinar poderá
acarretar consequências como restrições para viajar ou matricular filhos
na escola. "Quando alguém ingenuamente diz que não vai se vacinar
também não vai viajar. Nem vai matricular criança na escola. São medidas
que não são, ao meu juízo, coercitivas. Eu vejo essas medidas como
civilizatórias. Pelos próximos dois anos, os cuidados precisarão ser
mantidos", conclui.
Os cientistas afirmam que há ainda muitos conhecimentos a serem
produzidos a respeito do vírus e das vacinas que podem combatê-lo. Entre
as incertezas que serão carregadas para o próximo ano, estão a duração
da imunidade concedida pela vacina e a capacidade de mutação do vírus,
que pode trazer a necessidade de uma vacinação recorrente e periódica,
como acontece com a gripe.
Legenda:
Por utilizar um mecanismo de respiração artificial não
invasivo, o capacete pode ser aplicado em pacientes considerados de
baixa e média complexidade, reduzindo em até 60% a necessidade de
intubação Foto:
Kid Júnior
A iniciativa privada do Ceará tem se empenhado durante
todo o ano para minimizar os impactos sanitários e econômicos da
pandemia do novo coronavírus. Uma das iniciativas ligadas à inovação é a
do capacete hiperbárico - equipamento desenvolvido no Estado que
auxilia no tratamento de diversas doenças respiratórias, entre elas a
Covid-19 - cuja produção iniciou neste mês nas instalações da Esmaltec.
Conforme revela o diretor superintendente da empresa, Marcelo Pinto, a
Esmaltec foi convidada a participar do desenvolvimento do equipamento,
propiciando investimentos e dedicação da equipe no projeto.
"Desde o início da pandemia nosso foco sempre foi ajudar a sociedade e
os poderes públicos a minimizar os impactos da Covid-19. Fomos
convidados pela Unifor para integrar o time de desenvolvimento do
capacete hiperbárico, através da parceria com pesquisadores,
universidades e entidades de saúde. A nossa equipe de engenheiros fez o
projeto dos componentes exclusivos e investimos em moldes de injeção
específicos e únicos para esse produto", afirma.
Por utilizar um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o
capacete pode ser aplicado em pacientes considerados de baixa e média
complexidade, reduzindo em até 60% a necessidade de intubação, evitando também a internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O capacete teve como base a experiência de médicos italianos
que utilizaram máscaras de mergulho no tratamento de pacientes com
coronavírus. O uso de capacetes hiperbáricos utilizados em doenças de
descompressão na Europa e nos Estados Unidos no começo da pandemia
também serviu de inspiração.
Sala limpa
Necessária para a produção do equipamento na fábrica, uma sala limpa
precisou ser instalada pela Esmaltec. O local é um ambiente controlado
com uma série de especificações para evitar a presença de partículas ou microrganismos que podem alterar o produto.
"Não medimos esforços neste processo. Reestruturamos
nosso espaço físico para construirmos a 'sala limpa', que é exigência
da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Entendemos que
precisamos continuar atentos e a postos para ajudar a sociedade nessa
luta, não só contra a Covid-19, mas a qualquer doença que possa colocar
as pessoas em risco", completa Marcelo.
Além da Esmaltec, o projeto ainda conta com contribuição do Governo do
Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), da Escola de Saúde
Pública do Ceará (ESP/CE) e da Fundação Cearense de Apoio ao
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), bem como da
Universidade de Fortaleza (Unifor), da Federação das Indústrias do Ceará
(Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai
Ceará) e da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Iniciativas contra Covid-19
Desde março, a Esmaltec vem atuando para minimizar os impactos da
Covid-19. Entre as ações implementadas estão a produção de mais de 60
mil componentes plásticos para a montagem de 30 mil protetores faciais
que foram entregues a profissionais da área da saúde da rede pública e
particular no Ceará. Também foram produzidos e entregues protetores
faciais para os colaboradores da Esmaltec.
Além disso, a empresa realizou doações de álcool em gel para famílias em situação de risco do município de Maracanaú, onde está localizado o parque fabril da Esmaltec.
Em parceria com o shopping Iguatemi Fortaleza, desenvolveu um dispositivo para desinfecção de sacolas de compras. A Cabine de Desinfecção, como é chamada, utiliza raios ultravioletas para eliminar vírus e bactérias de superfícies plásticas e de papel.
No dia 27, por volta das 18h00min, a Polícia Militar foi informada através da própria vítima, acompanhada de seus pais, que um indivíduo, havia lhe estuprada.
Que segundo informações o fato na zona rural de Acopiara-CE; quando ela estava indo pra casa.
Que o indivíduo iniciou o ato agressivo, vindo a praticar atos libidinosos com a vítima.
Que o elemento só soltou a vítima, porque percebeu a aproximação de pessoas, vindo a fugir tomando rumo ignorado. De imediato a VTR 10531 iniciou as diligências para prender o infrator, mas até o momento sem êxito.
A vítima e seus pais foram orientados a procurar Delegacia de Polícia Civil para registrar o fato delituoso.
Mohammad Huzaifa Shaikh, 05, morreu esmagado no último sábado (05) após ficar presa no elevador do prédio onde morava, na cidae Mumbai, na índia.
A tragédia foi registrada pelo circuito de segurança do local.
A gravação mostra o menino dentro do elevador com os dois irmãos. Ao chegar no andar, os irmãos saem, mas ele não consegue sair a tempo, ficando preso entre a porta e grade de segurança do elevador.
O menino foi esmagado após o elevador de mover para outro andar.
“Ele foi levado às pressas para um hospital próximo, onde os médicos o declararam morto na chegada”, informou a polícia.
O menino Heitor, que estava desaparecido há cerca de três dias,
foi encontrado com vida na tarde deste domingo (27.12), em Lucas do Rio
Verde (360 km de Cuiabá). A criança de dois anos foi localizada em um
aterro sanitário da cidade após uma denúncia anônima e foi encaminhada
para uma unidade de saúde. O caso está em investigação.
De acordo com informações do
Corpo de Bombeiros, o menino foi localizado em um aterro sanitário da
cidade por volta das 15h, ele estava com algumas escoriações e arranhões
pelo corpo. A criança foi encaminhada para uma unidade de saúde para
passar por um processo de reidratação. Heitor também passará por exames
que ajudarão a identificar se há outras lesões mais graves.
Ainda segundo as equipes de
resgate, a denúncia informou que o menino estava no lixão da cidade. No
local, os militares encontraram a criança. Além das escoriações, o menor
estava com algumas assaduras, que segundo os bombeiros, podem ser
ocasionadas pelo fato da criança ter andado bastante.
Não há informações se a
criança estava perdida ou se foi raptada e abandonada por um suspeito.
De acordo com os bombeiros, os agentes já haviam realizado buscas no
lixão da cidade ainda na manhã deste domingo, mas não haviam sinais da
presença da criança. O caso está em investigação pela Polícia Civil da
cidade.
Do lado de fora do hospital,
familiares da criança aguardam para poder encontrar o menino. O momento
de alívio conta com orações realizadas pelos parentes e moradores da
cidade, que comemoram o fato da criança ter sido encontrada com vida.
Entenda o caso
O menino Heitor, de dois anos,
estava desaparecido desde a tarde da última quinta-feira (24.12),
véspera de natal. A criança e seus pais estavam em uma chácara, no
momento em que começou uma forte chuva seguida de uma queda de energia.
Após a luz elétrica retornar a criança não foi mais vista.
Buscas estavam sendo
realizadas desde quinta-feira em um trabalho conjunto das equipes do
Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar.
Os familiares da criança são
da cidade de Campo Novo do Parecis e foram passar o feriado em Lucas do
Rio Verde, na chácara da avó da vítima.
Dezesseis cortes e perfurações a faca, dez deles no rosto e na
cabeça, causaram a morte da juíza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi, de
45 anos, vítima de feminicídio pelas mãos do ex-marido, o engenheiro
Paulo José Arronenzi, pai de suas três filhas. Os ferimentos, que
atingiram também a mão esquerda, com a qual tentou se defender, foram
comprovados por meio de laudo de exame cadavérico do Instituto
Médico-Legal do Rio (IML), ao qual O GLOBO teve acesso com
exclusividade.
A juíza foi assassinada por volta das 18h do dia
24, véspera de Natal, na Barra da Tijuca, na frente das filhas, com
idades entre 7 e 9 anos. O documento oficial traz informações aos
investigadores que deixam claro que o acusado queria dar fim à vida da
ex-mulher, e não apenas ameaçá-la.
Uma fonte que atua na
investigação, sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios da Capital
(DHC), diz que, além do número excessivo de ferimentos a faca,
começando pelo rosto, Paulo José, de 52 anos, continuou golpeando
Viviane pelas costas, depois que ela caiu ao chão. Foram dez cortes na
cabeça e seis na parte de trás do corpo.
Apesar dos ferimentos em
várias partes do corpo, foi o corte na jugular que, segundo os peritos, a
levou à morte imediata, sem possibilidade de socorro. O laudo revela
ainda equimoses, ou seja, manchas arroxeadas pelo corpo. Mas são as
escoriações nas costas e no ombro esquerdo que fazem os investigadores
acreditarem que ela ainda foi arrastada pela calçada.
O laudo é
assinado por dois peritos, entre eles a legista Gabriela Graça. A
perícia foi concluída nesta sexta-feira, dia 25. Além do número
excessivo de golpes, o fato de o ex-marido ter três facas na mochila
reforçam a tese da premeditação do crime. A faca utilizada para matar a
vítima ainda não foi encontrada pela polícia.
Raissa
Barbosa foi às lágrimas ao descobrir que havia ficado temporariamente
sem casa. Em um desabafo na noite do último sábado (26), a
ex-participante de “A Fazenda 12” contou a seus seguidores que precisava
deixar seu apartamento às pressas, já que estava sendo pressionada
pelos proprietários a devolver o imóvel com urgência. Na madrugada deste
domingo (27), porém, ela voltou às redes para dizer que encontrou um
local para ficar.
No
primeiro vídeo, Raissa contou que, antes de entrar no reality da Recod,
havia combinado que o contrato de locação fosse mensal, com renovação
automática. Até então, estava tudo certo, mas ela recebeu uma mensagem
dizendo que precisava sair em poucos dias. “Eu não tenho como achar
apartamento assim, em cima da hora”, disse, aos prantos.
Raissa
explicou que conseguiu negociar para ficar no local até 10 de janeiro,
até encontrar outro imóvel, mas os proprietários exigiram o valor de R$ 5
mil.
“O aluguel do apartamento é quase esse valor. Ela quer que
eu fique dez dias e pague esse absurdo. Eu tô achando que ela me
conhece. Tô achando que eles querem me extorquir. Não tem como eu
procurar apartamento a essa altura do campeonato. Não existe isso! É
final de ano, réveillon”, argumentou.
Depois do susto, a ex-peoa
tranquilizou seus seguidores e deu a boa notícia: ela vai morar em um
apartamento pago por assinatura. “Graças a Deus deu tudo certo. Tô aqui
fazendo minha mudança. A todo mundo que me ajudou muito, muito obrigada,
de coração”, agradeceu.
Por fim, Raissa quis interpretar o lado
bom da situação. “Se Deus me tirou daquele apartamento foi por uma
alguma coisa maior. Coisas ruins acontecem, mas sempre acontece uma
coisa boa lá na frente. Eu passei por tanto coisa ruim e no final não
deu tudo certo? Então, acredito que no final vai dar tudo certo. Há
males que vêm para o bem”, concluiu.
Cobrado
por promessas não cumpridas ao longo dos primeiros dois anos de governo
Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, já avisou que não
prometerá mais nada, mas começa 2021 com uma responsabilidade: a de
convencer o Congresso a aprovar reformas estruturais antes de as
eleições de 2022 contaminarem de vez o ambiente político.
O
tempo não é exatamente um aliado com que o ministro possa contar.
O
governo terá um curto prazo, do início de fevereiro até o final de
julho, para aprovar medidas e apresentar resultados. No limite, a
ausência de avanços concretos até o fim do terceiro trimestre de 2021
pode esgotar a paciência e azedar de vez a relação dos investidores com o
Brasil.
Um
bar situado no município de Iguatu, Região Centro-Sul do Ceará, foi
alvo de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Ceará
(MPCE) no último sábado (26) e acatada pela Justiça. Pela decisão,
assinada pelo juiz Ronald Neves Pereira, o estabelecimento fica impedido
de realizar quaisquer eventos com aglomeração de pessoas, sob pena de
multa diária de R$ 30 mil a R$ 50 mil.
A
ação foi movida porque o estabelecimento em questão, a Taberna
Choperia, promoveu um evento com música ao vivo na última sexta-feira
(25), onde ocorreram aglomerações e desrespeito às medidas de prevenção à
Covid-19, conforme cita a decisão judicial. Um vídeo da aglomeração foi
compartilhado em redes sociais para denunciar o ocorrido.
“Tal
fato se deve em face de os promovidos terem realizado eventos/festas,
conforme provas anexadas, nos quais pode-se observar aglomeração de
pessoas, sem os mínimos cuidados exigidos no momento pelo qual passamos,
colocando em risco a saúde dos participantes e de toda a população do
município de Iguatu, bem como por haver eventos ainda agendados”,
descreve o magistrado na decisão.
O
documento cita como base o descumprimento aos Decretos Estaduais nº
33.845/2020 e nº 33.858/2020, que proíbem, respectivamente: a realização
de quaisquer eventos sociais e corporativos, privados ou públicos, em
ambientes abertos ou fechados, no Estado do Ceará; e a realização de
festas em ambientes fechados, além de proibir o funcionamento de bares e
clubes.
O
juiz aponta, ainda, que o estabelecimento teria eventos agendados para
acontecer no último sábado (26) e neste domingo (27), o que exige a
“concessão de plano da medida”.
Em
sua decisão, Pereira também oficiou a Polícia Militar e a Vigilância
Sanitária para que seja efetuada a fiscalização do bar, “inclusive
atentando-se tais autoridades quanto ao flagrante pela prática dos
crimes previstos nos Artigos 268 e 330 do Código Penal”, finaliza.
A
administração da Taberna Choperia, por sua vez, informou que foi
notificada acerca da decisão ontem (26), e que o local continua
funcionando, porém, suspenderam as atrações musicais.
Uma mulher foi assassinada a tiros pelo ex-marido na tarde de sábado (26), em Salitre, a 520 km de Fortaleza.
A
Secretaria da Segurança Pública (SSPDS) informou que a vítima
identificada como Maria Neuvani da Silva, de 43 anos, foi atingida por
disparos de arma de fogo, dentro da própria casa, no bairro Campos
Sales.
De
acordo com informações policiais, o suspeito de cometer o crime é
ex-companheiro da vítima. Ele não teve o nome divulgado. Maria Neuvani
foi morta na frente de um dos filhos do casal, que tentou evitar o
crime. Uma equipe da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também
esteve no local. A Polícia Civil continua com as investigações com o
objetivo de capturar o suspeito do crime.
Denúncias
A
população pode contribuir com as investigações repassando informações
que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo
número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e
Defesa Social (SSPDS). Ou para o (88)3533-1309 da Delegacia Municipal de
Campos Sales.
O
Ceará empatou em 1 a 1 com o Santos neste domingo (27), na Vila
Belmiro, pela 27ª rodada da Série A do Brasileirão. Os gols foram
marcados por Marinho (1ºT, 10') e por Samuel Xavier (1ºT, 36'). O
resultado deixa o Vovô parcialmente na 10ª posição na tabela, com 36
pontos.
O
resultado deixa o Ceará na 10ª posição de forma parcial. O próximo
adversário é o Internacional, às 19h do dia 7 de janeiro
(quinta-feira).
Em um mês e meio de atuação no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Kassio Nunes Marques
tem proferido votos e tomado decisões individuais alinhados aos
interesses do Palácio do Planalto e da classe política. Indicado pelo
presidente Jair Bolsonaro, com o apoio do Centrão, Nunes Marques impôs derrotas à Lava Jato, votou contra a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ)
à presidência da Câmara, beneficiou candidatos "fichas sujas" e ficou
isolado no plenário da Corte ao colocar uma série de empecilhos para a
vacinação obrigatória contra o novo coronavírus no País.
Kassio se isola no STF e ganha afagos de Bolsonaro
Foto: Frederico Brasil / Futura Press
O ministro defendeu a validade de um decreto, editado pelo governo Bolsonaro,
que incentiva a separação de alunos com deficiência. O texto foi
considerado um "retrocesso" por entidades de ensino. Por 9 a 2, no
entanto, o plenário do STF acabou vetando a medida, concordando com as
alegações de que a política de Bolsonaro viola os preceitos da dignidade
humana e dos direitos das pessoas com deficiência.
"Ele não tem no nome o patronímico Bolsonaro. Quem ocupa cadeira do STF
não está atrelado a nenhum governo, por mais liberal, autoritário e
forte que seja o governo. A cadeira é vitalícia para atuarmos com
independência absoluta. A cadeira é muito maior do que aquele que a
ocupa", disse ao Estadão o atual decano do STF, ministro Marco Aurélio Mello.
O alinhamento de Nunes Marques ao Palácio do Planalto
ficou evidente na semana retrasada, durante julgamento que discutia a
possibilidade de sanções, por parte de Estados e municípios, a quem
recusar a vacina contra a covid-19. Bolsonaro já disse que é contra a vacinação obrigatória e que não pretende ser imunizado.
Nunes Marques exigiu que o Ministério da Saúde fosse
consultado. Destacou, ainda, que a vacinação obrigatória deveria ser a
"última medida de combate" contra a disseminação do novo coronavírus,
após o "esgotamento de todas as formas menos gravosas de intervenção
sanitária". Nenhum ministro o acompanhou nesses pontos.
"Não há prova de que a União tenha editado qualquer ato administrativo
impedindo a aquisição de vacinas pelos Estados e municípios ou tenha
obstado a instituição de vacinação compulsória onde quer que seja",
disse Nunes Marques no julgamento. "Eventual fala do
presidente da República para meios de comunicação ou em perfil de rede
social não é ato administrativo e não é expressão da vontade da União. O
presidente é também um agente político e, como tal, tem o direito de
expressar suas opiniões, inclusive com o intuito de influenciar a
opinião pública em favor das teses que defende. Isso faz parte da
liberdade de expressão e do jogo político."
Nunes Marques já havia atendido aos interesses do Planalto no controverso julgamento que discutia se os atuais presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP),
poderiam ser reconduzidos aos respectivos cargos. "Se o presidente da
República pode ser reeleito uma única vez, por simetria e dever de
integridade, este mesmo limite deve ser aplicado aos presidentes da
Câmara e do Senado", escreveu Nunes Marques em seu voto, ao barrar as
pretensões de Maia, como desejava Bolsonaro. O candidato apoiado pelo
Planalto para o posto de Maia é o deputado Arthur Lira
(Progressistas-AL), líder do Centrão.
"O ministro até agora tem revelado, no campo jurídico, um alinhamento
com as posições políticas mais recentes do presidente da República. Do
ponto de vista jurídico, nesse curto tempo na Corte, tem errado mais do
que acertado, como nos casos da vacinação obrigatória e do decreto sobre
a separação de alunos com deficiência", avaliou o professor de Direito
Constitucional da FGV-SP Roberto Dias.
Ficha Limpa. O ministro também provocou desconforto no STF ao
atender aos interesses da classe política e suspender, na véspera do
recesso, trecho da Lei da Ficha Limpa, reduzindo o período de
inelegibilidade de políticos condenados criminalmente. Na prática, a
decisão de Nunes Marques liberou o caminho de candidatos que concorreram
nas eleições municipais de 2020, mas tiveram o registro barrado pela
Justiça Eleitoral por causa da legislação.
A decisão, de apenas quatro páginas, provocou fortes críticas de
integrantes do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ministros
ouvidos pelo Estadão avaliaram que o entendimento de Nunes
Marques era "absurdo" porque flexibilizava "regras já confirmadas pelo
próprio STF". A expectativa é a de que a medida seja revista.
Se por um lado é criticado por colegas, Nunes Marques também tem
recebido afagos públicos de Bolsonaro, que atraiu críticas até mesmo de
aliados ao escolher o magistrado para a vaga de Celso de Mello.
Na última quinta-feira, o presidente comentou, em live nas redes
sociais, a decisão do ministro que beneficiou "fichas sujas". "O que o
Kassio votou - não vou defendê-lo, nem acusá-lo, ele passou a ser um
ministro com total autonomia -, ele definiu na sua liminar em uma
pequena parte da Lei da Ficha Limpa foi o início da contagem da
inelegibilidade", disse.
Bolsonaro destacou que a decisão deve ser analisada pelo plenário da Corte. "Ele pode estar errado, o pessoal decide lá."
Em outra ocasião, Bolsonaro elogiou o voto do ministro no julgamento
sobre o direito de amante dividir pensão com viúva. "Por 6 a 5, o STF
decidiu que a amante não tem direito a pensão. Você sabe como foi o voto
do Kassio? Procura saber. Se tivesse lá o Celso de Mello (ministro que
se aposentou em outubro), teria sido aprovado o direito da amante",
disse Bolsonaro. Em julgamento no plenário virtual, Nunes Marques
entendeu que amantes não têm direito à pensão por morte, endossando a
posição da maioria do STF.
O novo ministro também pediu destaque no julgamento virtual de duas
ações que tratavam do direito do presidente de bloquear usuários nas
redes sociais, principal forma de comunicação com o público.
A ministra Cármen Lúcia considerou o bloqueio de seguidores um ato "antirrepublicano", que contraria os princípios da democracia. Para Marco Aurélio, o presidente não pode exercer "papel de censor". Com a estratégia de pedir destaque após o voto dos dois relatores, Nunes Marques paralisou a discussão, tirando o debate do plenário virtual. Não há previsão de quando os casos serão retomados.
Procurado pelo Estadão, Nunes Marques não se manifestou.
O vice-presidente Hamilton Mourão foi diagnosticado neste domingo, 27, com covid-19. Segundo comunicado da assessoria de comunicação, Mourão "permanecerá
em isolamento na residência oficial do Jaburu". A nota oficial
divulgada pela equipe do vice não faz menção sobre o quadro de saúde
atual nem cita datas de eventuais surgimentos de sintomas antes do
diagnóstico.
Mourão é diagnosticado com covid-19
Foto: Wallace Martins / Futura Press
Nos últimos dias, a agenda do vice não trazia compromissos oficiais.
Diferentemente da postura adotada pelo presidente Jair Bolsonaro, Mourão costuma comparecer a eventos públicos utilizando máscara de proteção facial, como recomendam as autoridades sanitárias.
Até agora, 14 ministros do governo Bolsonaro contraíram o novo coronavírus. Em julho, o presidente Jair Bolsonaro informou que contraiu a covid-19.
Na época, o resultado positivo do chefe do Executivo ganhou repercussão
internacional e obrigou a cúpula do governo a também fazer novos
testes.
De acordo com o Ministério da Saúde, há 7,48 milhões de infecções confirmadas no País até hoje.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep) disponibilizará a partir do dia 5 de janeiro de 2021 o
Cartão de Confirmação de Inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem) 2020.
O cartão contém número de inscrição, data, hora e local do exame. O documento poderá ser acessado na Página do Participante.
O documento também registra se o participante deve contar com
atendimento especializado, e se deve ser tratado pelo nome social, caso
essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Apesar de não ser
obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o cartão nos dias
de aplicação das provas.
Pandemia
As provas do Enem 2020 foram adiadas em decorrência da pandemia de
covid-19 e serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão
impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).
Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas.
Será obrigatório o uso de máscara durante toda a aplicação do exame. A
recomendação é que os candidatos levem outra máscara, para trocá-la
durante o exame, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Os
participantes devem também manter distância uns dos outros.
Por ocorrer em meio a pandemia, o exame terá outra particularidade.
Os participantes que forem diagnosticados com covid-19 ou com outra
doença infectocontagiosa, como sarampo, rubéola, varíola e influenza
humana A e B, terão outra chance de fazer o exame, na reaplicação da prova.
O atestado médico poderá ser enviado ao Inep pela página do
participante até um dia antes da aplicação. Caso a doença seja
confirmada no dia do exame, o participante deverá entrar em contato pelo
telefone 0800616161.
Legenda:
O MPCE é responsável por investigar irregularidades nas campanhas
Foto:
José Leomar
O Ministério Público do Ceará (MPCE) investiga, em pelo
menos dez municípios cearenses, a possibilidade de candidaturas laranjas
na disputa municipal de novembro deste ano. Esse número, no entanto,
tende a ser bem maior, visto que há, no Estado, 109 zonas eleitorais, e
os promotores atuam de forma independente nas investigações.
Os casos giram em torno da fraude de candidaturas femininas para
atingir o percentual mínimo por gênero estabelecido pela legislação
eleitoral, que é de 30% para homem ou para mulher.
Os partidos investigados no Ceará ainda não foram revelados pelo
MPCE. Os promotores, no entanto, adiantam que abriram investigação nos
municípios de Granja, Martinópole, Russas, Ocara, Jaguaribe, Nova
Russas, Ararendá, Missão Velha, Mauriti e Baturité.
Criada para equilibrar a participação feminina em disputas
proporcionais, a nova legislação eleitoral, através da Lei das Eleições,
que também trata das cotas de gênero, é frequentemente desrespeitada, e
já há ações nesse sentido desde as Eleições de 2018.
Em 2020, novas investigações foram abertas, e podem culminar em
cassação. Na prática, há a proporcionalidade dos 30% e funciona assim:
se um partido pretende lançar dez candidatos à disputa proporcional - ou
seja, no âmbito Legislativo -, obrigatoriamente é preciso de, no
mínimo, três mulheres e sete homens. Com isso, o financiamento dessas
candidaturas também deve ser proporcional.
O promotor de Justiça Emmanuel Girão, coordenador do Centro de Apoio
Operacional Eleitoral (Caopel) do Ministério Público do Ceará (MPCE),
afirma que ainda não há nenhum caso julgado no Ceará. Os processos estão
em andamento e poderão ser apresentados pelos promotores até o próximo
dia 7 de janeiro, quando haverá a volta do recesso de fim de ano.
Zero voto
Com objetivo de identificar possíveis ilícitos, o Ministério Público
utiliza, inclusive, as redes sociais para pesquisar como se deu a
conduta de possíveis candidaturas que, na prática, não existiam.
Um dos exemplos, de acordo com o MP, teria ocorrido no município de
Granja. De acordo como a denúncia apresentada à Justiça, 19 candidaturas
poderão ser cassadas por suposta fraude identificada quando analisada a
campanha de candidatas.
Em uma das suspeitas, a promotoria aponta que o marido de uma
candidata, nas redes sociais, estaria pedindo e divulgando fotos ao lado
de um outro postulante à Câmara Municipal, que na prática seria
concorrente de sua esposa. Nesse caso específico, a candidatura não
obteve nenhum voto.
"Não restou dúvida ao MP de que o partido impugnado levou a dita
candidata a registro apenas para cumprir formalmente a condição
indispensável à sua participação nas eleições proporcionais, qual seja, a
formação da sua lista de candidatos ao Legislativo com, pelo menos, 30%
de mulheres", enfatiza o promotor Victor Borges Pinho.
"Os partidos preferem lançar mulheres que na verdade não são
candidatas. Elas não fazem campanha, não têm material impresso e nem
sequer pedem votos nas redes sociais", diz o promotor.
Na prática, as candidaturas chamadas "laranjas" existem apenas para
cumprir a cota mínima de mulheres, o que caracteriza fraude. Em diversos
casos, não há sequer movimentação financeira nas contas apresentadas
pelos partidos, nem confecção dos santinhos com o número das candidatas.
A punição para esse tipo de conduta é a cassação de todos os
candidatos eleitos em uma legislatura através do partido que cometeu a
fraude. Para Girão, o fim das coligações em eleições proporcionais
facilita esse processo de sanção.
Protagonismo
Esse é um problema primeiramente cultural, em que o machismo ainda é
muito presente nas tratativas e nas decisões sociais, e também
estrutural, no qual a política partidária ainda é resistente ao
protagonismo feminino.
Essa é a tese que sustenta a cientista política Monalisa Torres. Ela
diz ainda que os "partidos reclamam que a 'mulher não se interessa pela
política, mas isso indica muito mais a resistência dos partidos (...) A
fraude acaba sendo mais um indicativo da resistência da inclusão das
mulheres na política", completa.
Quatro anos atrás, em 2016, cerca de 18,6% das candidaturas femininas
cearenses foram consideradas fictícias, de acordo com o Tribunal
Superior Eleitoral (TSE). Ou seja, 792 candidatas, de um total de 4.239
mulheres que disputaram a eleição municipal, não receberam o próprio
voto nas urnas.
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),
disponibilizados através da plataforma DivulgaCand, o Ceará, em 2020,
teve apenas 34,3% de candidatas mulheres às Câmaras. O número de
postulantes do sexo masculino é de 65,6%.
Os números do TSE corroboram com o que observa o cientista político
Cleyton Monte. Para ele, "a participação feminina (na política) é
deficitária. Houve um aumento no número de mulheres em 2020, mas ainda
muito aquém. O espaço da política ainda é muito masculino e machista,
misógino e excludente. A mulher entra (em regra) como coadjuvante, como
apêndice de filho ou marido", explana.
Bancada
Há, no entanto, uma tendência para que, no futuro, um passo a mais
seja dado para evitar brechas às possibilidades de novas candidaturas
laranjas. Isso porque, como explica Emanuel Girão, um entendimento prevê
que, nas próximas eleições, as cotas sejam reservadas para as vagas dos
parlamentos, e não apenas para as candidaturas. Nesse sentido, vagas
para as mulheres nas cadeiras dos parlamentos estariam garantidas.
Monalisa Torres concorda com a tendência, mas salienta que "o
problema é que, quando se olha o perfil do parlamento, se vê que há
muita resistência por alterar essas regras", já que a maioria dos
representantes que toma esse tipo de decisão é do sexo masculino.
A atual bancada cearense na Câmara dos Deputados, por exemplo, é
composta por 21 deputados e apenas uma deputada. As representações no
Senado são todas masculinas. Mesmo com as recentes substituições por
licenciamento e renúncia ocorridas na bancada, nenhuma suplência de um
parlamentar do sexo masculino é feminina. Única mulher eleita em 2018
para a Câmara, Luizianne Lins (PT) pediu afastamento na semana passada e
entrou na suplência a deputada Gorete Pereira (PL).
Para 2021, as investigações do MPCE deverão ganhar o reforço de
estudo feito pela Procuradoria Regional Eleitoral de Brasília. Foi
utilizada uma inteligência artificial para captar possíveis candidatas
laranjas no Ceará. O estudo será enviado aos promotores cearenses. "Com
isso, será possível, inclusive, captar casos em que houve uso indevido
do fundo eleitoral", diz Girão.
O reencontro entre Fortaleza e Rogério Ceni terminou sem vitória de nenhum dos lados. O Tricolor empatou em 0 a 0 com o Flamengo, na noite deste sábado (26), naquela que foi a primeira partida em que o Leão do Pici enfrentou o ex-treinador.
O resultado acabou não sendo ruim para o Fortaleza, tendo em vista
que o Flamengo teve as melhores chances de gol e chegou até a
desperdiçar um pênalti.
Entretanto, pela situação de tabela e por já vir de duas derrotas
consecutivas, a vitória era muito importante. Agora, são cinco jogos
seguidos sem vitórias no Campeonato Brasileiro, e com 31 pontos, corre
riscos de perder posições ainda nesta rodada.
O Fortaleza só volta a campo no dia 6 de janeiro, para enfrentar o
Sport, em confronto direto na luta pela permanência na Série A do
Campeonato Brasileiro. A partida será na Ilha do Retiro, às 20h30min.
Legenda:
Em setembro, a magistrada havia feito um registro de
lesão corporal e ameaça contra o ex-marido, que foi enquadrado na Lei
Maria da Penha
Foto:
Reprodução/TV Globo
A juíza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi, 45, que foi assassinada na
véspera de Natal, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, pelo
ex-marido, o engenheiro Paulo José Arronenzi, na frente das três filhas
do casal, levou 16 facadas, aponta o laudo do Instituto Médico Legal (IML). O corpo da magistrada tinha perfurações no pescoço, rosto e barriga. As informações são do G1.
Na tarde de quinta-feira (24), Viviane Arronenzi deixava as três crianças para passarem o Natal com o pai quando foi surpreendida pelo ex-marido, que desferiu os golpes contra ela na frente das três filhas do casal, que têm entre sete e nove anos de idade.
Apesar dos gritos das meninas, o engenheiro Paulo Arronenzi não parou de "estocar" a ex-esposa em diversas regiões do corpo. Ele foi detido em flagrante por feminicídio logo após o crime por agentes da Guarda Municipal e levado para a delegacia.
Legenda:
O ex-marido da juíza, o engenheiro Paulo José Arronenzi, foi preso em flagrante logo após o crime, no dia 24
Foto:
Reprodução
A juíza foi esfaqueada na Avenida Rachel de Queiroz,
e o assassinato foi registrado em um vídeo de câmeras de
videomonitoramento que circula nas redes sociais. As imagens ajudarão
nas apurações do caso.
Segundo a Polícia Civil, o engenheiro Paulo José Arronenzi, 52, não quis falar na delegacia e informou que só vai se manifestar em juízo.
Crime premeditado
Para a Polícia Civil, o engenheiro premeditou o crime. Foram encontradas no carro dele três facas, exceto a que foi utilizada para matar a juíza.
Em setembro, a magistrada havia feito um registro de lesão corporal e ameaça contra o ex-marido, que foi enquadrado na Lei Maria da Penha.
Ela chegou a ter escolta policial concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, mas pediu para retirá-la posteriormente, a pedido de uma das filhas.
Notas de pesar
Em nota, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro afirmou que "lamenta
profundamente" a morte da juíza Viviane Arronenzi, que foi vítima de
feminicídio.
Já a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)
emitiram nota conjunta em que expressam "extremo pesar" pelo que
classificaram como "covarde assassinato da juíza". As entidades disseram
que o caso não ficaráimpune.
"As entidades representativas do magistrados fluminenses e brasileiros se solidarizam com os parentes e amigos da pranteada magistrada. Este crime bárbaro não ficará impune, asseguramos", enfatiza a nota.