terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Pedro Rocha é liberado dos treinos e deixa Flamengo

Com contrato até 31 de dezembro, Pedro Rocha foi liberado dos treinos e se despede do Flamengo. O atacante foi o primeiro reforço do Rubro-Negro anunciado para 2020, mas pouco jogou no ano.

Pedro Rocha teve poucas oportunidades no Flamengo
Pedro Rocha teve poucas oportunidades no Flamengo
Foto: Dhavid Normando / Futura Press

O Flamengo até tentou estender o empréstimo de Pedro Rocha, mas não chegou a acordo com Spartak Moscou, da Rússia, que tem os direitos econômicos do atacante de 26 anos.

O Spartak definiu a data de reapresentação de Pedro Rocha: dia 12 de janeiro. Na Rússia, vai definir os próximos passos da carreira. Ele tem vínculo com o clube até junho de 2023.

Pedro Rocha no Flamengo

Anunciado como reforço em dezembro de 2019, Pedro Rocha realizou o sonho de defender o clube de coração. Ele chegou a se emocionar ao ser apresentado. Porém, o atacante pouco conseguiu jogar. Foram apenas 11 partidas, somando 252 minutos, e um gol marcado.

Pedro Rocha sofreu com problemas físicos. Ele precisou passar por recondicionamento na chegada ao Flamengo e foi pouco utilizado por Jorge Jesus. Na retomada do futebol, marcou o único gol pelo Rubro-Negro: na vitória sobre o Bangu.

O cenário apontou mudança com Domènec Torrent, que escalou Pedro Rocha como titular em dois jogos, mas o atacante se lesionou e virou baixa por cerca de um mês. O panorama de poucas oportunidades não mudou com Rogério Ceni.

O último jogo de Pedro Rocha pelo Flamengo foi contra o Santos, dia 13, pelo Campeonato Brasileiro. Ele entrou aos 43 minutos do segundo tempo.

Enfermeira que tomou 1ª vacina na Itália é alvo de ameaça

A primeira a receber a dose da vacina da farmacêutica Pfizer e do laboratório alemão BioNTech na Itália, a enfermeira Claudia Alivernini, de 29 anos, foi alvo de ameaças e insultos nos últimos dias, informou o jornal italiano Il Messaggero nesta terça-feira (29).

Enfermeira Claudia Alivernini recebe dose da Pfizer/BioNTech no hospital Spallanzani, em Roma
Enfermeira Claudia Alivernini recebe dose da Pfizer/BioNTech no hospital Spallanzani, em Roma
Foto: Regione Lazio / Reuters

A italiana chegou a bloquear todos os seus perfis oficiais nas redes sociais na véspera do 'Dia V', uma data simbólica que marcou o início da imunização na União Europeia em 27 de dezembro. No entanto, segundo a reportagem, diversas contas falsas utilizando o nome e imagem de Alivernini foram criados.

Além disso, usuários atacaram a enfermeira com frases pejorativas nos perfis institucionais que publicaram notícias de sua vacinação. "E agora vamos ver quando você morre" é uma das mensagens.

Segundo a publicação, Alivernini está considerando abrir uma denúncia contra os internautas. Com 29 anos e licenciada em ciências da enfermagem, ela tem estado na linha de frente contra a covid-19 desde o início da pandemia.

"As ameaças de morte a Claudia Alivernini, a primeira enfermeira vacinada na Itália, são inaceitáveis e vergonhosas. A ela e a todos os que estão sendo ofendidos e intimidados, nossa total solidariedade", lamentou o prefeito de Florença, Dario Nardella, no Twitter.

Outros políticos, incluindo membros do Força Itália, também se solidarizaram com a profissional de saúde e afirmaram que as ofensas são "atos ignóbeis" e "inaceitáveis".

A Itália iniciou a vacinação contra o novo coronavírus Sars-CoV-2 no último domingo (27), assim como praticamente todos os países da União Europeia (UE), no Instituto Lazzaro Spallanzani, de Roma. Depois da enfermeira, foram vacinados o operador sanitário Omar Altobelli e a diretora do laboratório de virologia do Spallanzani, Maria Rosaria Capobianchi, no mesmo local.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Programa de redução de salário e suspensão de contratos de trabalho termina nesta semana

O chamado Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), que entrou em vigor em abril, termina na próxima quinta-feira (31). Assim, as empresas devem encerrar os acordos feitos com os funcionários, seja de redução de jornada e salário ou suspensão dos contratos.

De acordo com especialistas, as empresas terão que voltar à jornada normal a partir do dia 1º de janeiro, a não ser que o programa seja prorrogado pelo governo federal.

É importante lembrar que o empregador que dispensar o funcionário sem justa causa durante o período de estabilidade provisória responderá pela indenização que varia de 50% a 100% do salário, a depender do caso:

  • 50% do salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, na hipótese de redução de jornada de trabalho e de salário igual ou superior a 25% e inferior a 50%;
  • 75% do salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, na hipótese de redução de jornada de trabalho e de salário igual ou superior a 50% e inferior a 70%;
  • 100% do salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, nas hipóteses de redução de jornada de trabalho e de salário em percentual superior a 70% ou de suspensão temporária do contrato de trabalho.

Já os trabalhadores que não fizeram esses acordos podem ser dispensados normalmente.

Arrependido, Fagner diz que sente o dever de criticar Bolsonaro por ter votado nele


Foto TV Globo
O POVO traz nesta segunda-feira (28), entrevista com Raimundo Fagner sobre seu novo disco, Serenata. Na conversa sobre música, teve lugar para falar do assunto que atraiu as atenções nas primeiras declarações do músico para divulgar o álbum: as críticas ao governo Jair Bolsonaro. Fagner salientou que não se arrepende das posições políticas que tomou. “Não me arrependo por que fiz consciente. Eu me sinto no dever de criticar, até por ter votado.”

Ele também mencionou o fato de as declarações terem chamado mais atenção que o lançamento do disco. Ele disse que amigos sugerem que ele não fale de política, mas é algo que ele não consegue evitar.

“Estou no meio desse tiroteio. Não me sinto bem, tenho amigo dos dois lados. Já fui muito aconselhado a não falar, mas eu sou cabeça dura.”

‌Com informações do O Povo.

Mais 500 mil doses da vacina CoronaVac chegam a São Paulo


O quinto lote de doses da Coronavac chegou a São Paulo na manhã desta segunda-feira (28). As 500 mil doses prontas chegaram de avião ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. A aeronave que veio da China pousou por volta de 11h40. 

A vacina contra o coronavírus é produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Outro carregamento com mais 1,5 milhão de doses deve chegar na próxima quarta-feira (30), totalizando o recebimento de 10,6 milhões de doses até o fim de dezembro.

O primeiro lote com 120 mil doses chegou ao Brasil no dia 19 de novembro. O segundo carregamento, com 600 litros a granel do insumo, correspondente a um milhão de doses, desembarcou em 3 de dezembro. Já a terceira remessa, com 2 milhões de doses, foi recebida em 18 de dezembro.

Maior lote de imunizantes

Na véspera de Natal (24), São Paulo recebeu a maior carga de 5,5 milhões de doses composta por 2,1 milhões na forma pronta para aplicação e mais 2,1 mil litros de insumos, correspondentes a 3,4 milhões de doses que vão ser envasadas na fábrica do Butantan. A carga com o maior lote de imunizantes foi recebida no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior do estado.

O governo de São Paulo anunciou na quarta-feira (23), que a CoronaVac é eficaz, mas adiou novamente a divulgação dos resultados da terceira fase de testes. A comprovação da eficácia é necessária para que a vacina seja aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com informações do Diário do Nordeste.

Tarcísio do Acordeon e Barões da Pisadinha refletem a simplicidade do forró


O ano de 2020 foi de muitas surpresas musicais. Tarcísio do Acordeon e Os Barões da Pisadinha apresentaram ao Brasil uma realidade presenciada em boa parte de cidades interioranas do Nordeste. Novamente, o som da sanfona mixado aos playbacks do teclado conquistaram o ouvido do brasileiro para o forró. O que eles fazem não é nada novo. Foi preciso a pandemia do coronavírus parar as pessoas em casa e mudar o modo de consumo dos usuários de streaming para as playlists serem voltadas ao gênero nordestino. 

O que Tarcísio do Acordeon e Barões da Pisadinha fazem sempre existiu em bares, botecos e restaurantes. Por vezes, lembro de Amado Batista e Sandro Lúcio com brega ao teclado em um tom mais lento. O forró eletrônico, o piseiro e as demais variações presentes em 2020 — infelizmente, ainda não aceitos pelos seguidores fieis de Luiz Gonzaga — ganham novos formatos anualmente. 

Para agradar ao público ou para vender, as mudanças no gênero nordestino são reais. O som de Tarcísio do Acordeon e Barões da Pisadinha é um olhar para um passado não tão distante. É complexo entender as motivações da popularidade desses cantores em um ano tão complicado. Mais difícil de analisar quando pensamos que grandes produtores musicais gastam horas, dias e meses para editar clipes e projetos que percorrem o país. Como em uma praça pública, sem fórmula mágica, os novos nomes chegam simplesmente com uma caixa de som, microfone e teclado e botam toda a grandeza de nomes nacionais no bolso. 

Vimos Xand Avião e Wesley Safadão rendidos ao som de Tarcísio do Acordeon e Barões da Pisadinha. Em meio a grandes produções audiovisuais, o playback do teclado foi presente nas lives dos forrozeiros — os mesmos que modernizaram e misturam o forró com outros gêneros. Clipes milionários foram trocados por enquadramentos marcados pela presença do sanfoneiro e tecladista. 

Enquanto as lives aceleraram o processo de digitalização da música, o ritmo mergulhou no passado com o som de Tarcísio do Acordeon e Barões da Pisadinha. O Nordeste é tão grande que não conseguimos dar conta de cobrir tantos nomes em ascensão. Desde 2015, o sanfoneiro cearense e o grupo baiano disputavam espaço no mercado musical. Claro, uma luta que começou na infância como toda boa história.

Vamos aguardar que tudo aquilo conquistado musicalmente em 2020 seja perpetuado em 2021. Quem sabe não surge mais um derivado no forró? O público é volátil. Em um piscar de olhos, vem a mudança. 

Com informações do Diário do Nordeste.

Mundo vai experimentar 'overdose de sexo' em 2024 com o fim da pandemia, prevê epidemiologista


Em 2024 a sociedade vai experimentar uma overdose de sexo, sacrilégios e gastança, segundo a visão do epidemiologista social Nicholas Christakis, da Universidade de Yale (EUA), em resposta ao fim da pandemia do novo coronavírus. Para Christakis, o hedonismo vai substituir o comportamento mais conservador e o distanciamento social adotado durante a crise do coronavírus.

"Durante as epidemias, aumenta a religiosidade, as pessoas se tornam mais abstêmias, economizam dinheiro, ficam avessas ao risco e estamos vendo tudo isto agora, assim como aconteceu por centenas de anos durante as epidemias", explicou o especialista ao jornal "The Guardian". 

Para Christakis, um exemplo dessa guinada comportamental aconteceu nos anos 1920, cuja marca liberal, com a incorporação de novos e libertários costumes sociais, foi uma resposta à gripe espanhola, que assolou o mundo em 1918, provocando retração e deixando milhões de mortos. 

Com informações do Diário do Nordeste.

Petrobras anuncia aumento de 5% para gasolina e 4% para diesel a partir desta terça-feira (29)


Foto Reinaldo Jorge
A Petrobras informou nesta segunda-feira (28), que elevará em 4% o preço médio do diesel em suas refinarias e em 5% o da gasolina a partir desta terça-feira (29), em meio a uma alta do petróleo nas últimas semanas e uma desvalorização do real frente ao dólar nos últimos dias.

A nova alta no preço dos combustíveis foi a segunda anunciada em duas semanas. No dia 15 deste mês, a Petrobras anunciou que o preço do diesel seria reajustado em 4%, e o da gasolina em 3% a partir do dia seguinte.

Com a alta de 4%, o preço médio do diesel, o combustível mais vendido do Brasil, passará a ser de R$ 2,02 por litro. No acumulado do ano, a redução do valor é de 13,2%, segundo informou a Petrobras.

Já o preço médio da gasolina da Petrobras para as distribuidoras será de R$ 1,84 por litro, acumulando no ano redução de 4,1%.

Com informações do Ceará Agora.

Feriado prolongado de Natal tem 24 acidentes com 5 mortes nas rodovias estaduais do Ceará, diz PM

Legenda: Motoristas também foram orientados sobre as medidas sanitárias para evitar o contágio do novo coronavírusFoto: Divulgação/Polícia Militar

A Polícia Militar divulgou, nesta segunda-feira (28) o balanço da operação Natal Seguro, realizada entre os dias 24 e 27 de dezembro nas rodovias estaduais do Ceará. No período, foram registrados 24 acidentes de carro, com cinco óbitos. Os militares autuaram cinco motoristas por descumprimento à Lei Seca. 

Entre as vítimas, estão duas pessoas que se envolveram em um acidente no município de Ibiapina. O carro em que elas viajavam se chocou contra um poste. Na cidade de São Benedito, uma pessoa morreu em uma colisão envolvendo um veículo e uma motocicleta, neste fim de semana. 

Dois desses acidentes foram registrados na região norte do Ceará. No município de Ibiapina, duas pessoas morreram após o carro em que elas viajavam se chocar contra um poste. Já em São Benedito, uma colisão entre um carro e uma motocicleta deixou uma pessoa morta no fim de semana.

De acordo com a PM, agentes do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) abordaram 11.957 veículos entre os quais, 163 foram apreendidos. Ao final da operação, duas armas de fogo foram apreendidas. 

Para o tenente-coronel Alexandre Holanda, comandante do BPRE, as ações de fiscalização atingiram o objetivo principalmente nos trechos considerados mais perigosos. 

“Apesar de ter sido um feriado prolongado, o trânsito nas rodovias, no fim de semana, não foi atípico. Tudo transcorreu na normalidade, com ótimos resultados, sem muitas ocorrências. Conseguimos focar a operação em motoristas que insistem em ir contra a Lei Seca, diminuindo, consideravelmente, acidentes em geral”, disse.

A operação Natal Seguro contou com a participação de 354 policiais militares em 87 viaturas e motocicletas, 20 guinchos, 28 postos fixos e 12 postos avançados, além de etilômetros. O trabalho preventivo de orientação sobre itens de segurança veicular foram acompanhados de fiscalização quanto ao cumprimento da Lei Seca, das leis de trânsito e do decreto estadual relativo às medidas de combate à Covid-19.

Covid: Pneumologista diz que, mesmo com vacina, uso de máscara deve seguir pelos próximos dois anos

Uso de máscara
Legenda: Uso de máscara é um dos hábitos estabelecidos pela pandemia que devem continuarFoto: Natinho Rodrigues

Cuidados como uso de máscaras de proteção, distanciamento social e evitar locais fechados deverão ser hábitos pelos próximos dois anos, mesmo após a chegada da vacina contra a Covid-19. A análise é da pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo. Em entrevista à Folha de São Paulo, Margareth enfatizou que tais cuidados "são medidas civilizatórias". 

"No Brasil, não há um município que não tenha caso registrado. O vírus vai ficar endêmico. Portanto, o fato de ser vacinado não nos isenta de andar de máscara pelos próximos dois anos, por exemplo. De termos cuidado com ambientes fechados, de solicitarmos testes negativos para embarcar em voos internacionais", afirma. 

Para a pesquisadora, o fato de alguém não querer se vacinar poderá acarretar consequências como restrições para viajar ou matricular filhos na escola. "Quando alguém ingenuamente diz que não vai se vacinar também não vai viajar. Nem vai matricular criança na escola. São medidas que não são, ao meu juízo, coercitivas. Eu vejo essas medidas como civilizatórias. Pelos próximos dois anos, os cuidados precisarão ser mantidos", conclui.

No último dia 17, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a vacina contra a Covid-19 pode ser obrigatória e liberou União, estados e municípios a aprovarem uma lei que restringe direitos das pessoas que não quiserem se vacinar.

Os cientistas afirmam que há ainda muitos conhecimentos a serem produzidos a respeito do vírus e das vacinas que podem combatê-lo. Entre as incertezas que serão carregadas para o próximo ano, estão a duração da imunidade concedida pela vacina e a capacidade de mutação do vírus, que pode trazer a necessidade de uma vacinação recorrente e periódica, como acontece com a gripe.

Esmaltec inicia produção de capacetes que reduzem necessidade de intubação de pacientes com Covid-19

fotografia
Legenda: Por utilizar um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o capacete pode ser aplicado em pacientes considerados de baixa e média complexidade, reduzindo em até 60% a necessidade de intubação Foto: Kid Júnior

A iniciativa privada do Ceará tem se empenhado durante todo o ano para minimizar os impactos sanitários e econômicos da pandemia do novo coronavírus. Uma das iniciativas ligadas à inovação é a do capacete hiperbárico - equipamento desenvolvido no Estado que auxilia no tratamento de diversas doenças respiratórias, entre elas a Covid-19 - cuja produção iniciou neste mês nas instalações da Esmaltec.

Conforme revela o diretor superintendente da empresa, Marcelo Pinto, a Esmaltec foi convidada a participar do desenvolvimento do equipamento, propiciando investimentos e dedicação da equipe no projeto.

"Desde o início da pandemia nosso foco sempre foi ajudar a sociedade e os poderes públicos a minimizar os impactos da Covid-19. Fomos convidados pela Unifor para integrar o time de desenvolvimento do capacete hiperbárico, através da parceria com pesquisadores, universidades e entidades de saúde. A nossa equipe de engenheiros fez o projeto dos componentes exclusivos e investimos em moldes de injeção específicos e únicos para esse produto", afirma.

Por utilizar um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o capacete pode ser aplicado em pacientes considerados de baixa e média complexidade, reduzindo em até 60% a necessidade de intubação, evitando também a internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O capacete teve como base a experiência de médicos italianos que utilizaram máscaras de mergulho no tratamento de pacientes com coronavírus. O uso de capacetes hiperbáricos utilizados em doenças de descompressão na Europa e nos Estados Unidos no começo da pandemia também serviu de inspiração.

Sala limpa

Necessária para a produção do equipamento na fábrica, uma sala limpa precisou ser instalada pela Esmaltec. O local é um ambiente controlado com uma série de especificações para evitar a presença de partículas ou microrganismos que podem alterar o produto.

"Não medimos esforços neste processo. Reestruturamos nosso espaço físico para construirmos a 'sala limpa', que é exigência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Entendemos que precisamos continuar atentos e a postos para ajudar a sociedade nessa luta, não só contra a Covid-19, mas a qualquer doença que possa colocar as pessoas em risco", completa Marcelo.
 
Além da Esmaltec, o projeto ainda conta com contribuição do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), bem como da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará) e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Iniciativas contra Covid-19

Desde março, a Esmaltec vem atuando para minimizar os impactos da Covid-19. Entre as ações implementadas estão a produção de mais de 60 mil componentes plásticos para a montagem de 30 mil protetores faciais que foram entregues a profissionais da área da saúde da rede pública e particular no Ceará. Também foram produzidos e entregues protetores faciais para os colaboradores da Esmaltec.

Além disso, a empresa realizou doações de álcool em gel para famílias em situação de risco do município de Maracanaú, onde está localizado o parque fabril da Esmaltec.

Em parceria com o shopping Iguatemi Fortaleza, desenvolveu um dispositivo para desinfecção de sacolas de compras. A Cabine de Desinfecção, como é chamada, utiliza raios ultravioletas para eliminar vírus e bactérias de superfícies plásticas e de papel.

ACOPIARA ESTUPRO DE ADOLESCENTE

No dia 27, por volta das 18h00min, a Polícia Militar foi informada através da própria vítima, acompanhada   de seus pais,  que um indivíduo, havia lhe estuprada.

Que segundo informações o fato na zona rural de Acopiara-CE; quando ela estava indo pra casa.  

Que o indivíduo  iniciou o  ato agressivo, vindo a praticar atos libidinosos com a vítima. 

Que o elemento só  soltou a vítima, porque percebeu a aproximação de pessoas,  vindo a fugir tomando rumo ignorado. De imediato a VTR 10531 iniciou as diligências para prender o infrator, mas até o momento sem êxito.

A vítima e seus pais foram orientados a procurar Delegacia de Polícia Civil para registrar o fato delituoso.

Menino de cinco anos morre esmagado após ficar preso em elevador

Mohammad Huzaifa Shaikh, 05, morreu esmagado no último sábado (05) após ficar presa no elevador do prédio onde morava, na cidae Mumbai, na índia.

A tragédia foi registrada pelo circuito de segurança do local. 

A gravação mostra o menino dentro do elevador com os dois irmãos. Ao chegar no andar, os irmãos saem, mas ele não consegue sair a tempo, ficando preso entre a porta e grade de segurança do elevador.

O menino foi esmagado após o elevador de mover para outro andar.

“Ele foi levado às pressas para um hospital próximo, onde os médicos o declararam morto na chegada”, informou a polícia.

Menino Heitor é encontrado com vida após 3 dias desaparecido

menino heitor encontrado.jpg

 

O menino Heitor, que estava desaparecido há cerca de três dias, foi encontrado com vida na tarde deste domingo (27.12), em Lucas do Rio Verde (360 km de Cuiabá). A criança de dois anos foi localizada em um aterro sanitário da cidade após uma denúncia anônima e foi encaminhada para uma unidade de saúde. O caso está em investigação.

 De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o menino foi localizado em um aterro sanitário da cidade por volta das 15h, ele estava com algumas escoriações e arranhões pelo corpo. A criança foi encaminhada para uma unidade de saúde para passar por um processo de reidratação. Heitor também passará por exames que ajudarão a identificar se há outras lesões mais graves.

Ainda segundo as equipes de resgate, a denúncia informou que o menino estava no lixão da cidade. No local, os militares encontraram a criança. Além das escoriações, o menor estava com algumas assaduras, que segundo os bombeiros, podem ser ocasionadas pelo fato da criança ter andado bastante.

Não há informações se a criança estava perdida ou se foi raptada e abandonada por um suspeito. De acordo com os bombeiros, os agentes já haviam realizado buscas no lixão da cidade ainda na manhã deste domingo, mas não haviam sinais da presença da criança. O caso está em investigação pela Polícia Civil da cidade.

Do lado de fora do hospital, familiares da criança aguardam para poder encontrar o menino. O momento de alívio conta com orações realizadas pelos parentes e moradores da cidade, que comemoram o fato da criança ter sido encontrada com vida.

Entenda o caso

O menino Heitor, de dois anos, estava desaparecido desde a tarde da última quinta-feira (24.12), véspera de natal. A criança e seus pais estavam em uma chácara, no momento em que começou uma forte chuva seguida de uma queda de energia. Após a luz elétrica retornar a criança não foi mais vista.

Buscas estavam sendo realizadas desde quinta-feira em um trabalho conjunto das equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar.

Os familiares da criança são da cidade de Campo Novo do Parecis e foram passar o feriado em Lucas do Rio Verde, na chácara da avó da vítima.

Ex-marido desferiu 16 facadas em juíza, a maior parte no rosto, diz laudo


Dezesseis cortes e perfurações a faca, dez deles no rosto e na cabeça, causaram a morte da juíza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi, de 45 anos, vítima de feminicídio pelas mãos do ex-marido, o engenheiro Paulo José Arronenzi, pai de suas três filhas. Os ferimentos, que atingiram também a mão esquerda, com a qual tentou se defender, foram comprovados por meio de laudo de exame cadavérico do Instituto Médico-Legal do Rio (IML), ao qual O GLOBO teve acesso com exclusividade.

A juíza foi assassinada por volta das 18h do dia 24, véspera de Natal, na Barra da Tijuca, na frente das filhas, com idades entre 7 e 9 anos. O documento oficial traz informações aos investigadores que deixam claro que o acusado queria dar fim à vida da ex-mulher, e não apenas ameaçá-la.

Uma fonte que atua na investigação, sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), diz que, além do número excessivo de ferimentos a faca, começando pelo rosto, Paulo José, de 52 anos, continuou golpeando Viviane pelas costas, depois que ela caiu ao chão. Foram dez cortes na cabeça e seis na parte de trás do corpo.

Apesar dos ferimentos em várias partes do corpo, foi o corte na jugular que, segundo os peritos, a levou à morte imediata, sem possibilidade de socorro. O laudo revela ainda equimoses, ou seja, manchas arroxeadas pelo corpo. Mas são as escoriações nas costas e no ombro esquerdo que fazem os investigadores acreditarem que ela ainda foi arrastada pela calçada.

O laudo é assinado por dois peritos, entre eles a legista Gabriela Graça. A perícia foi concluída nesta sexta-feira, dia 25. Além do número excessivo de golpes, o fato de o ex-marido ter três facas na mochila reforçam a tese da premeditação do crime. A faca utilizada para matar a vítima ainda não foi encontrada pela polícia.

Raissa Barbosa se muda às pressas após ser despejada de apartamento


Raissa Barbosa foi às lágrimas ao descobrir que havia ficado temporariamente sem casa. Em  um desabafo na noite do último sábado (26), a ex-participante de “A Fazenda 12” contou a seus seguidores que precisava deixar seu apartamento às pressas, já que estava sendo pressionada pelos proprietários a devolver o imóvel com urgência. Na madrugada deste domingo (27), porém, ela voltou às redes para dizer que encontrou um local para ficar.

No primeiro vídeo, Raissa contou que, antes de entrar no reality da Recod, havia combinado que o contrato de locação fosse mensal, com renovação automática. Até então, estava tudo certo, mas ela recebeu uma mensagem dizendo que precisava sair em poucos dias. “Eu não tenho como achar apartamento assim, em cima da hora”, disse, aos prantos.

Raissa explicou que conseguiu negociar para ficar no local até 10 de janeiro, até encontrar outro imóvel, mas os proprietários exigiram o valor de R$ 5 mil.

“O aluguel do apartamento é quase esse valor. Ela quer que eu fique dez dias e pague esse absurdo. Eu tô achando que ela me conhece. Tô achando que eles querem me extorquir. Não tem como eu procurar apartamento a essa altura do campeonato. Não existe isso! É final de ano, réveillon”, argumentou.

Depois do susto, a ex-peoa tranquilizou seus seguidores e deu a boa notícia: ela vai morar em um apartamento pago por assinatura. “Graças a Deus deu tudo certo. Tô aqui fazendo minha mudança. A todo mundo que me ajudou muito, muito obrigada, de coração”, agradeceu.

Por fim, Raissa quis interpretar o lado bom da situação. “Se Deus me tirou daquele apartamento foi por uma alguma coisa maior. Coisas ruins acontecem, mas sempre acontece uma coisa boa lá na frente. Eu passei por tanto coisa ruim e no final não deu tudo certo? Então, acredito que no final vai dar tudo certo. Há males que vêm para o bem”, concluiu.

Guedes tem pouco tempo para aprovar novas medidas e apresentar resultados

Cobrado por promessas não cumpridas ao longo dos primeiros dois anos de governo Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, já avisou que não prometerá mais nada, mas começa 2021 com uma responsabilidade: a de convencer o Congresso a aprovar reformas estruturais antes de as eleições de 2022 contaminarem de vez o ambiente político. 

O tempo não é exatamente um aliado com que o ministro possa contar. 
 
O governo terá um curto prazo, do início de fevereiro até o final de julho, para aprovar medidas e apresentar resultados. No limite, a ausência de avanços concretos até o fim do terceiro trimestre de 2021 pode esgotar a paciência e azedar de vez a relação dos investidores com o Brasil.

Bar de Iguatu, no interior do Ceará, é proibido de promover aglomerações sob pena de multa

Um bar situado no município de Iguatu, Região Centro-Sul do Ceará, foi alvo de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) no último sábado (26) e acatada pela Justiça. Pela decisão, assinada pelo juiz Ronald Neves Pereira, o estabelecimento fica impedido de realizar quaisquer eventos com aglomeração de pessoas, sob pena de multa diária de R$ 30 mil a R$ 50 mil. 

A ação foi movida porque o estabelecimento em questão, a Taberna Choperia, promoveu um evento com música ao vivo na última sexta-feira (25), onde ocorreram aglomerações e desrespeito às medidas de prevenção à Covid-19, conforme cita a decisão judicial. Um vídeo da aglomeração foi compartilhado em redes sociais para denunciar o ocorrido.
“Tal fato se deve em face de os promovidos terem realizado eventos/festas, conforme provas anexadas, nos quais pode-se observar aglomeração de pessoas, sem os mínimos cuidados exigidos no momento pelo qual passamos, colocando em risco a saúde dos participantes e de toda a população do município de Iguatu, bem como por haver eventos ainda agendados”, descreve o magistrado na decisão. 

O documento cita como base o descumprimento aos Decretos Estaduais nº 33.845/2020 e nº 33.858/2020, que proíbem, respectivamente: a realização de quaisquer eventos sociais e corporativos, privados ou públicos, em ambientes abertos ou fechados, no Estado do Ceará; e a realização de festas em ambientes fechados, além de proibir o funcionamento de bares e clubes. 

O juiz aponta, ainda, que o estabelecimento teria eventos agendados para acontecer no último sábado (26) e neste domingo (27), o que exige a “concessão de plano da medida”. 

Em sua decisão, Pereira também oficiou a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária para que seja efetuada a fiscalização do bar, “inclusive atentando-se tais autoridades quanto ao flagrante pela prática dos crimes previstos nos Artigos 268 e 330 do Código Penal”, finaliza. 

A administração da Taberna Choperia, por sua vez, informou que foi notificada acerca da decisão ontem (26), e que o local continua funcionando, porém, suspenderam as atrações musicais.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ex-marido mata mulher a tiros na frente do filho, no interior do Ceará

Uma mulher foi assassinada a tiros pelo ex-marido na tarde de sábado (26), em Salitre, a 520 km de Fortaleza.

A Secretaria da Segurança Pública (SSPDS) informou que a vítima identificada como Maria Neuvani da Silva, de 43 anos, foi atingida por disparos de arma de fogo, dentro da própria casa, no bairro Campos Sales.

De acordo com informações policiais, o suspeito de cometer o crime é ex-companheiro da vítima. Ele não teve o nome divulgado. Maria Neuvani foi morta na frente de um dos filhos do casal, que tentou evitar o crime. Uma equipe da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também esteve no local. A Polícia Civil continua com as investigações com o objetivo de capturar o suspeito do crime.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Ou para o (88)3533-1309 da Delegacia Municipal de Campos Sales.

Com informações do Diário do Nordeste.

Campeonato Brasileiro: Ceará empata com Santos em 1 a 1 na Vila Belmiro

O Ceará empatou em 1 a 1 com o Santos neste domingo (27), na Vila Belmiro, pela 27ª rodada da Série A do Brasileirão. Os gols foram marcados por Marinho (1ºT, 10') e por Samuel Xavier (1ºT, 36'). O resultado deixa o Vovô parcialmente na 10ª posição na tabela, com 36 pontos.

O resultado deixa o Ceará na 10ª posição de forma parcial. O próximo adversário é o Internacional, às 19h do dia 7 de janeiro (quinta-feira). 

Com informações do Diário do Nordeste.

Kassio se isola no STF e ganha afagos de Bolsonaro

Em um mês e meio de atuação no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Kassio Nunes Marques tem proferido votos e tomado decisões individuais alinhados aos interesses do Palácio do Planalto e da classe política. Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, com o apoio do Centrão, Nunes Marques impôs derrotas à Lava Jato, votou contra a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara, beneficiou candidatos "fichas sujas" e ficou isolado no plenário da Corte ao colocar uma série de empecilhos para a vacinação obrigatória contra o novo coronavírus no País.
Kassio se isola no STF e ganha afagos de Bolsonaro
Kassio se isola no STF e ganha afagos de Bolsonaro
Foto: Frederico Brasil / Futura Press

O ministro defendeu a validade de um decreto, editado pelo governo Bolsonaro, que incentiva a separação de alunos com deficiência. O texto foi considerado um "retrocesso" por entidades de ensino. Por 9 a 2, no entanto, o plenário do STF acabou vetando a medida, concordando com as alegações de que a política de Bolsonaro viola os preceitos da dignidade humana e dos direitos das pessoas com deficiência.

"Ele não tem no nome o patronímico Bolsonaro. Quem ocupa cadeira do STF não está atrelado a nenhum governo, por mais liberal, autoritário e forte que seja o governo. A cadeira é vitalícia para atuarmos com independência absoluta. A cadeira é muito maior do que aquele que a ocupa", disse ao Estadão o atual decano do STF, ministro Marco Aurélio Mello.

O alinhamento de Nunes Marques ao Palácio do Planalto ficou evidente na semana retrasada, durante julgamento que discutia a possibilidade de sanções, por parte de Estados e municípios, a quem recusar a vacina contra a covid-19. Bolsonaro já disse que é contra a vacinação obrigatória e que não pretende ser imunizado.

Nunes Marques exigiu que o Ministério da Saúde fosse consultado. Destacou, ainda, que a vacinação obrigatória deveria ser a "última medida de combate" contra a disseminação do novo coronavírus, após o "esgotamento de todas as formas menos gravosas de intervenção sanitária". Nenhum ministro o acompanhou nesses pontos.

"Não há prova de que a União tenha editado qualquer ato administrativo impedindo a aquisição de vacinas pelos Estados e municípios ou tenha obstado a instituição de vacinação compulsória onde quer que seja", disse Nunes Marques no julgamento. "Eventual fala do presidente da República para meios de comunicação ou em perfil de rede social não é ato administrativo e não é expressão da vontade da União. O presidente é também um agente político e, como tal, tem o direito de expressar suas opiniões, inclusive com o intuito de influenciar a opinião pública em favor das teses que defende. Isso faz parte da liberdade de expressão e do jogo político."

Nunes Marques já havia atendido aos interesses do Planalto no controverso julgamento que discutia se os atuais presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), poderiam ser reconduzidos aos respectivos cargos. "Se o presidente da República pode ser reeleito uma única vez, por simetria e dever de integridade, este mesmo limite deve ser aplicado aos presidentes da Câmara e do Senado", escreveu Nunes Marques em seu voto, ao barrar as pretensões de Maia, como desejava Bolsonaro. O candidato apoiado pelo Planalto para o posto de Maia é o deputado Arthur Lira (Progressistas-AL), líder do Centrão.

"O ministro até agora tem revelado, no campo jurídico, um alinhamento com as posições políticas mais recentes do presidente da República. Do ponto de vista jurídico, nesse curto tempo na Corte, tem errado mais do que acertado, como nos casos da vacinação obrigatória e do decreto sobre a separação de alunos com deficiência", avaliou o professor de Direito Constitucional da FGV-SP Roberto Dias.

Ficha Limpa. O ministro também provocou desconforto no STF ao atender aos interesses da classe política e suspender, na véspera do recesso, trecho da Lei da Ficha Limpa, reduzindo o período de inelegibilidade de políticos condenados criminalmente. Na prática, a decisão de Nunes Marques liberou o caminho de candidatos que concorreram nas eleições municipais de 2020, mas tiveram o registro barrado pela Justiça Eleitoral por causa da legislação.

A decisão, de apenas quatro páginas, provocou fortes críticas de integrantes do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ministros ouvidos pelo Estadão avaliaram que o entendimento de Nunes Marques era "absurdo" porque flexibilizava "regras já confirmadas pelo próprio STF". A expectativa é a de que a medida seja revista.

Se por um lado é criticado por colegas, Nunes Marques também tem recebido afagos públicos de Bolsonaro, que atraiu críticas até mesmo de aliados ao escolher o magistrado para a vaga de Celso de Mello.

Na última quinta-feira, o presidente comentou, em live nas redes sociais, a decisão do ministro que beneficiou "fichas sujas". "O que o Kassio votou - não vou defendê-lo, nem acusá-lo, ele passou a ser um ministro com total autonomia -, ele definiu na sua liminar em uma pequena parte da Lei da Ficha Limpa foi o início da contagem da inelegibilidade", disse.

Bolsonaro destacou que a decisão deve ser analisada pelo plenário da Corte. "Ele pode estar errado, o pessoal decide lá."

Em outra ocasião, Bolsonaro elogiou o voto do ministro no julgamento sobre o direito de amante dividir pensão com viúva. "Por 6 a 5, o STF decidiu que a amante não tem direito a pensão. Você sabe como foi o voto do Kassio? Procura saber. Se tivesse lá o Celso de Mello (ministro que se aposentou em outubro), teria sido aprovado o direito da amante", disse Bolsonaro. Em julgamento no plenário virtual, Nunes Marques entendeu que amantes não têm direito à pensão por morte, endossando a posição da maioria do STF.

O novo ministro também pediu destaque no julgamento virtual de duas ações que tratavam do direito do presidente de bloquear usuários nas redes sociais, principal forma de comunicação com o público.

A ministra Cármen Lúcia considerou o bloqueio de seguidores um ato "antirrepublicano", que contraria os princípios da democracia. Para Marco Aurélio, o presidente não pode exercer "papel de censor". Com a estratégia de pedir destaque após o voto dos dois relatores, Nunes Marques paralisou a discussão, tirando o debate do plenário virtual. Não há previsão de quando os casos serão retomados.

Procurado pelo Estadão, Nunes Marques não se manifestou.

Mourão é diagnosticado com covid-19

O vice-presidente Hamilton Mourão foi diagnosticado neste domingo, 27, com covid-19. Segundo comunicado da assessoria de comunicação, Mourão "permanecerá em isolamento na residência oficial do Jaburu". A nota oficial divulgada pela equipe do vice não faz menção sobre o quadro de saúde atual nem cita datas de eventuais surgimentos de sintomas antes do diagnóstico.
Mourão é diagnosticado com covid-19
Mourão é diagnosticado com covid-19
Foto: Wallace Martins / Futura Press

Nos últimos dias, a agenda do vice não trazia compromissos oficiais.

Diferentemente da postura adotada pelo presidente Jair Bolsonaro, Mourão costuma comparecer a eventos públicos utilizando máscara de proteção facial, como recomendam as autoridades sanitárias.

Até agora, 14 ministros do governo Bolsonaro contraíram o novo coronavírus. Em julho, o presidente Jair Bolsonaro informou que contraiu a covid-19. Na época, o resultado positivo do chefe do Executivo ganhou repercussão internacional e obrigou a cúpula do governo a também fazer novos testes.

De acordo com o Ministério da Saúde, há 7,48 milhões de infecções confirmadas no País até hoje.

sábado, 26 de dezembro de 2020

Inep disponibilizará cartão de confirmação do Enem em 5 de janeiro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará a partir do dia 5 de janeiro de 2021 o Cartão de Confirmação de Inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

O cartão contém número de inscrição, data, hora e local do exame. O documento poderá ser acessado na Página do Participante.

O documento também registra se o participante deve contar com atendimento especializado, e se deve ser tratado pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o cartão nos dias de aplicação das provas.

Pandemia

As provas do Enem 2020 foram adiadas em decorrência da pandemia de covid-19 e serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas.

Será obrigatório o uso de máscara durante toda a aplicação do exame. A recomendação é que os candidatos levem outra máscara, para trocá-la durante o exame, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Os participantes devem também manter distância uns dos outros.

Por ocorrer em meio a pandemia, o exame terá outra particularidade. Os participantes que forem diagnosticados com covid-19 ou com outra doença infectocontagiosa, como sarampo, rubéola, varíola e influenza humana A e B, terão outra chance de fazer o exame, na reaplicação da prova. O atestado médico poderá ser enviado ao Inep pela página do participante até um dia antes da aplicação. Caso a doença seja confirmada no dia do exame, o participante deverá entrar em contato pelo telefone 0800616161.

Candidatu laranjas: partidos são investigados em pelo menos dez municípios do Ceará

 

Legenda: O MPCE é responsável por investigar irregularidades nas campanhas
Foto: José Leomar

O Ministério Público do Ceará (MPCE) investiga, em pelo menos dez municípios cearenses, a possibilidade de candidaturas laranjas na disputa municipal de novembro deste ano. Esse número, no entanto, tende a ser bem maior, visto que há, no Estado, 109 zonas eleitorais, e os promotores atuam de forma independente nas investigações.

Os casos giram em torno da fraude de candidaturas femininas para atingir o percentual mínimo por gênero estabelecido pela legislação eleitoral, que é de 30% para homem ou para mulher.

Os partidos investigados no Ceará ainda não foram revelados pelo MPCE. Os promotores, no entanto, adiantam que abriram investigação nos municípios de Granja, Martinópole, Russas, Ocara, Jaguaribe, Nova Russas, Ararendá, Missão Velha, Mauriti e Baturité.

Criada para equilibrar a participação feminina em disputas proporcionais, a nova legislação eleitoral, através da Lei das Eleições, que também trata das cotas de gênero, é frequentemente desrespeitada, e já há ações nesse sentido desde as Eleições de 2018.

Em 2020, novas investigações foram abertas, e podem culminar em cassação. Na prática, há a proporcionalidade dos 30% e funciona assim: se um partido pretende lançar dez candidatos à disputa proporcional - ou seja, no âmbito Legislativo -, obrigatoriamente é preciso de, no mínimo, três mulheres e sete homens. Com isso, o financiamento dessas candidaturas também deve ser proporcional.

O promotor de Justiça Emmanuel Girão, coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel) do Ministério Público do Ceará (MPCE), afirma que ainda não há nenhum caso julgado no Ceará. Os processos estão em andamento e poderão ser apresentados pelos promotores até o próximo dia 7 de janeiro, quando haverá a volta do recesso de fim de ano.

Zero voto

Com objetivo de identificar possíveis ilícitos, o Ministério Público utiliza, inclusive, as redes sociais para pesquisar como se deu a conduta de possíveis candidaturas que, na prática, não existiam.

Um dos exemplos, de acordo com o MP, teria ocorrido no município de Granja. De acordo como a denúncia apresentada à Justiça, 19 candidaturas poderão ser cassadas por suposta fraude identificada quando analisada a campanha de candidatas.

Em uma das suspeitas, a promotoria aponta que o marido de uma candidata, nas redes sociais, estaria pedindo e divulgando fotos ao lado de um outro postulante à Câmara Municipal, que na prática seria concorrente de sua esposa. Nesse caso específico, a candidatura não obteve nenhum voto.

"Não restou dúvida ao MP de que o partido impugnado levou a dita candidata a registro apenas para cumprir formalmente a condição indispensável à sua participação nas eleições proporcionais, qual seja, a formação da sua lista de candidatos ao Legislativo com, pelo menos, 30% de mulheres", enfatiza o promotor Victor Borges Pinho.

"Os partidos preferem lançar mulheres que na verdade não são candidatas. Elas não fazem campanha, não têm material impresso e nem sequer pedem votos nas redes sociais", diz o promotor.

Na prática, as candidaturas chamadas "laranjas" existem apenas para cumprir a cota mínima de mulheres, o que caracteriza fraude. Em diversos casos, não há sequer movimentação financeira nas contas apresentadas pelos partidos, nem confecção dos santinhos com o número das candidatas.

A punição para esse tipo de conduta é a cassação de todos os candidatos eleitos em uma legislatura através do partido que cometeu a fraude. Para Girão, o fim das coligações em eleições proporcionais facilita esse processo de sanção.

Protagonismo

Esse é um problema primeiramente cultural, em que o machismo ainda é muito presente nas tratativas e nas decisões sociais, e também estrutural, no qual a política partidária ainda é resistente ao protagonismo feminino.

Essa é a tese que sustenta a cientista política Monalisa Torres. Ela diz ainda que os "partidos reclamam que a 'mulher não se interessa pela política, mas isso indica muito mais a resistência dos partidos (...) A fraude acaba sendo mais um indicativo da resistência da inclusão das mulheres na política", completa.

Quatro anos atrás, em 2016, cerca de 18,6% das candidaturas femininas cearenses foram consideradas fictícias, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ou seja, 792 candidatas, de um total de 4.239 mulheres que disputaram a eleição municipal, não receberam o próprio voto nas urnas.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disponibilizados através da plataforma DivulgaCand, o Ceará, em 2020, teve apenas 34,3% de candidatas mulheres às Câmaras. O número de postulantes do sexo masculino é de 65,6%.

Os números do TSE corroboram com o que observa o cientista político Cleyton Monte. Para ele, "a participação feminina (na política) é deficitária. Houve um aumento no número de mulheres em 2020, mas ainda muito aquém. O espaço da política ainda é muito masculino e machista, misógino e excludente. A mulher entra (em regra) como coadjuvante, como apêndice de filho ou marido", explana.

Bancada

Há, no entanto, uma tendência para que, no futuro, um passo a mais seja dado para evitar brechas às possibilidades de novas candidaturas laranjas. Isso porque, como explica Emanuel Girão, um entendimento prevê que, nas próximas eleições, as cotas sejam reservadas para as vagas dos parlamentos, e não apenas para as candidaturas. Nesse sentido, vagas para as mulheres nas cadeiras dos parlamentos estariam garantidas.

Monalisa Torres concorda com a tendência, mas salienta que "o problema é que, quando se olha o perfil do parlamento, se vê que há muita resistência por alterar essas regras", já que a maioria dos representantes que toma esse tipo de decisão é do sexo masculino.

A atual bancada cearense na Câmara dos Deputados, por exemplo, é composta por 21 deputados e apenas uma deputada. As representações no Senado são todas masculinas. Mesmo com as recentes substituições por licenciamento e renúncia ocorridas na bancada, nenhuma suplência de um parlamentar do sexo masculino é feminina. Única mulher eleita em 2018 para a Câmara, Luizianne Lins (PT) pediu afastamento na semana passada e entrou na suplência a deputada Gorete Pereira (PL).

Para 2021, as investigações do MPCE deverão ganhar o reforço de estudo feito pela Procuradoria Regional Eleitoral de Brasília. Foi utilizada uma inteligência artificial para captar possíveis candidatas laranjas no Ceará. O estudo será enviado aos promotores cearenses. "Com isso, será possível, inclusive, captar casos em que houve uso indevido do fundo eleitoral", diz Girão.

Em reencontro com Rogério Ceni, Fortaleza fica no empate sem gols com o Flamengo

jogo fortaleza flamengo
Legenda: Fortaleza e Flamengo não saíram do 0 a 0
Foto: Natinho Rodrigues / SVM

O reencontro entre Fortaleza e Rogério Ceni terminou sem vitória de nenhum dos lados. O Tricolor empatou em 0 a 0 com o Flamengo, na noite deste sábado (26), naquela que foi a primeira partida em que o Leão do Pici enfrentou o ex-treinador.

O resultado acabou não sendo ruim para o Fortaleza, tendo em vista que o Flamengo teve as melhores chances de gol e chegou até a desperdiçar um pênalti.

Entretanto, pela situação de tabela e por já vir de duas derrotas consecutivas, a vitória era muito importante. Agora, são cinco jogos seguidos sem vitórias no Campeonato Brasileiro, e com 31 pontos, corre riscos de perder posições ainda nesta rodada.

O Fortaleza só volta a campo no dia 6 de janeiro, para enfrentar o Sport, em confronto direto na luta pela permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. A partida será na Ilha do Retiro, às 20h30min.

Juíza morta pelo ex-marido no Rio de Janeiro levou 16 facadas, aponta laudo do IML

Legenda: Em setembro, a magistrada havia feito um registro de lesão corporal e ameaça contra o ex-marido, que foi enquadrado na Lei Maria da Penha
Foto: Reprodução/TV Globo

A juíza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi, 45, que foi assassinada na véspera de Natal, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, pelo ex-marido, o engenheiro Paulo José Arronenzi, na frente das três filhas do casal, levou 16 facadas, aponta o laudo do Instituto Médico Legal (IML). O corpo da magistrada tinha perfurações no pescoço, rosto e barriga. As informações são do G1. 

Na tarde de quinta-feira (24), Viviane Arronenzi deixava as três crianças para passarem o Natal com o pai quando foi surpreendida pelo ex-marido, que desferiu os golpes contra ela na frente das três filhas do casal, que têm entre sete e nove anos de idade.

Apesar dos gritos das meninas, o engenheiro Paulo Arronenzi não parou de "estocar" a ex-esposa em diversas regiões do corpo. Ele foi detido em flagrante por feminicídio logo após o crime por agentes da Guarda Municipal e levado para a delegacia.

Legenda: O ex-marido da juíza, o engenheiro Paulo José Arronenzi, foi preso em flagrante logo após o crime, no dia 24
Foto: Reprodução

A juíza foi esfaqueada na Avenida Rachel de Queiroz, e o assassinato foi registrado em um vídeo de câmeras de videomonitoramento que circula nas redes sociais. As imagens ajudarão nas apurações do caso.

Segundo a Polícia Civil, o engenheiro Paulo José Arronenzi, 52, não quis falar na delegacia e informou que só vai se manifestar em juízo.

Crime premeditado

Para a Polícia Civil, o engenheiro premeditou o crime. Foram encontradas no carro dele três facas, exceto a que foi utilizada para matar a juíza.

Em setembro, a magistrada havia feito um registro de lesão corporal e ameaça contra o ex-marido, que foi enquadrado na Lei Maria da Penha.

Ela chegou a ter escolta policial concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, mas pediu para retirá-la posteriormente, a pedido de uma das filhas.

Notas de pesar

Em nota, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro afirmou que "lamenta profundamente" a morte da juíza Viviane Arronenzi, que foi vítima de feminicídio.

Já a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) emitiram nota conjunta em que expressam "extremo pesar" pelo que classificaram como "covarde assassinato da juíza". As entidades disseram que o caso não ficará impune.

"As entidades representativas do magistrados fluminenses e brasileiros se solidarizam com os parentes e amigos da pranteada magistrada. Este crime bárbaro não ficará impune, asseguramos", enfatiza a nota.