Foto Natinho Rodrigues |
A
ordem de serviço do lote 11 da Ferrovia Transnordestina, que
corresponde à extensão de 26 quilômetros do Porto do Pecém a Caucaia,
foi assinada nesta última segunda-feira (27). O valor investido não foi
divulgado pela concessionária da obra.
A reportagem tentou saber quanto será investido nesse trecho e quando o montante seria liberado, sem sucesso. A
Transnordestina Logística S.A. informou apenas que "não divulga o valor
por lote" por questões "de mercado" e porque ainda há outros lotes para
sair.
Segundo
o Banco do Nordeste, o último desembolso para a construção da ferrovia
foi de R$ 400 milhões, realizado no último dia 8 de janeiro. Este valor é
parte integrante dos R$ 3,6 bilhões assinados em novembro de 2024. A
suplementação é oriunda do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). A
Transnordestina tem um orçamento atual de R$ 15 bilhões, dos quais R$
7,1 bilhões já foram investidos.
O
pedido do presidente Lula é para a ferrovia ser entregue ainda no seu
mandato. Porém, a empresa trabalha com um prazo de até 2027 para a Fase 1
(que vai de São Miguel do Fidalgo, no Piauí, até o Porto do Pecém) e,
até 2029, a Fase 2 (que vai de São Miguel do Fidalgo até Eliseu Martins,
ambos os municípios no Piauí).
“Estamos
falando de uma obra que precisa de investimento de mais de R$ 6
bilhões. Serão 8 mil empregos no ápice da obra. Já estamos com obra de
Acopiara a Quixeramobim e até Itapiúna, e, agora vamos fazer o processo
de encontro de onde a obra está sendo executada até onde vai chegar”,
contou o governador Elmano de Freitas.
Com
relação ao valor para a execução do trecho, pedimos a informação, não
só para a empresa, como para o Governo do Estado, para a Construtora
Marquise (que vai executar a obra), assim como à Agência Nacional de
Transportes Terrestres (ANTT), mas sem resposta à pergunta.
Sobre
os investimentos, em coletiva de imprensa, Elmano reforçou o empenho do
presidente Lula em garantir os R$ 6 bilhões necessários para a
conclusão da obra.